DIDÁTICA PRAGMÁTICA: UM ENSINO PARA CIDADANIA

Autores

  • Paulo Apolinário Nogueira UNIGRANRIO
  • Cristina Novikoff Unigranrio
  • Eline das Flores Victer Unigranrio

Resumo

O texto versa sobre a idéia de uma didática pragmática com base em algumas idéias dadas na filosofia de Richard Rorty, objetivando elucidar o papel da didática na educação matemática, com a finalidade de desenvolver a cidadania. Para tal ancora-se em distintos textos de Paulo Freire e outros autores do campo educacional (FREIRE, 1979 GHIRALDELLI, 2002; SKOVSMOSE, 2001; LOPES, 2005, 2010; DOMINGUEZ, 2003), para discutir a educação matemática. O texto configura-se em três tópicos centrais para demarcar a proposta inovadora na área das ciências matemáticas, enquanto linguagem que possibilita libertar o homem das armadilhas estatísticas que ludibriam a racionalidade vigente, enaltecendo a técnica e diminuindo a crítica.

Biografia do Autor

Paulo Apolinário Nogueira, UNIGRANRIO

Professor de Matemática da Escola de Educação da Unigranrio.

Cristina Novikoff, Unigranrio

Eline das Flores Victer, Unigranrio

Downloads

Publicado

2014-02-11

Como Citar

Nogueira, P. A., Novikoff, C., & Victer, E. das F. (2014). DIDÁTICA PRAGMÁTICA: UM ENSINO PARA CIDADANIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1952