EDUCAÇÃO, CULTURA E ÉTICA: UM RECORTE DAS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE BULLYING NAS ESCOLAS

Autores

  • William de Goes Ribeiro IEAR/ UFF

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi identificar no campo da educação estudos que tivessem como objeto de análise a temática das práticas de bullying nas escolas. O assunto ganhou ampla repercussão nas mídias, sobretudo associado a um cenário de violência extrema como assassinatos seguidos de suicídio. Alguns episódios graves têm ocorrido no contexto nacional, gerando como efeito múltiplas opiniões e debates. Por se tratar de aspectos presentes nas relações humanas em um cenário de violência, entendemos que o tema está relacionado à cultura e à ética. Todavia, o mesmo ainda não se confirma nos estudos encontrados. Utilizamos resumos das dissertações e teses; produções em alguns periódicos centrais e as reuniões da ANPEd como objeto de discussão. Destacamos que se trata de um tema muito recente e incipiente na produção acadêmica no Brasil, tendo início apenas em meados dos anos 2000. No que tange às dissertações e teses, há um volume de pesquisas que até superaram o campo da psicologia, de onde se espera que tenha tido início o debate. No entanto, os outros espaços de legitimação não permitem amplo trabalho de análise. Nesse sentido, há que se considerar o tempo de produção diferenciado entre eles. Muitas pesquisas podem ser desenvolvidas, explorando os discursos que visam se contrapor às práticas de bullying, ou seja, as ênfases priorizadas no seu enfrentamento, bem como os antagonismos, os silêncios e as omissões de outras possibilidades e articulações. 

 

Palavras-chave: educação, ética, cultura. 

Biografia do Autor

William de Goes Ribeiro, IEAR/ UFF

Pedagogia; área de formação de professores e currículo. 

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Ribeiro, W. de G. (2015). EDUCAÇÃO, CULTURA E ÉTICA: UM RECORTE DAS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE BULLYING NAS ESCOLAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3142