A UTILIZAÇÃO DO WORDSMITH NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO

Authors

  • Clarissa Bastos Craveiro UFF (Universidade Federal Fluminense)

Keywords:

Programa WordSmith, ferramenta tecnológica, pesquisas de Educação/Ensino

Abstract

Este artigo apresenta a utilização do programa WordSmith como possibilidade de contribuição para as pesquisas de Educação e de Ensino. O programa tem sido muito utilizado no campo da Línguística, todavia, destacamos sua grande contribuição como ferramenta tecnológica para outros campos de pesquisa. Utilizando o programa como uma ferramenta de acesso e organização do material pesquisado ele possibilita leituras diferenciadas para os textos e agrupamentos de documentos. Trata-se de uma “porta de entrada” ou ferramenta tecnológica que auxilia as leituras dos textos, a análise dos deslizamentos de sentidos de documentos. À guisa de exemplificação, trazemos uma pesquisa do campo do currículo que utilizou esse programa analisando os discursos das políticas curriculares para a formação de professores e os discursos oficiais do campo pedagógico. Dentre outros aspectos, sinalizamos alguns caminhos para que pesquisadores abram novas frentes e articulações com seus pares e com outros grupos de pesquisa a partir da utilização do WordSmith.

 

Palavras-chave: Programa WordSmith, ferramenta tecnológica, pesquisas de Educação/Ensino.

 

The use of WordSmith in Education and Teaching researches

 

This article presents the use of WordSmith program as a possible contribution to Education and Teaching researches. This program has widely been used in Linguistics field; however, we highlight its great contribution as a technological tool for other research fields. By using such program as an access tool and organization of the material studied it allows different readings for texts and documents groupings. It is a "gateway" or a technological tool that helps text readings, analysis of document sense slips. By way of example, we bring a curriculum field research that used this program analyzing the speeches of curriculum policies for teacher training and official speeches of pedagogical field. Among other things, we signaled some ways for researchers to open new fronts and joints with their peers and with other research groups from the use of WordSmith.

 

Keywords: WordSmith Program, technological tool, Education / Teaching research

Published

2016-10-10

How to Cite

Craveiro, C. B. (2016). A UTILIZAÇÃO DO WORDSMITH NAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E DE ENSINO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(2). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3905