USO DO QUESTIONÁRIO MSLQ NA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA, FÍSICA E MATEMÁTICA

Autores

  • Daniel Fábio Salvador Fundação Cecierj
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Fundação Cecierj
  • Débora Batista de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio

Palavras-chave:

Motivação, Aprendizagem autorregulada, questionário MSLQ

Resumo

A motivação e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem são os principais aspectos associados à aprendizagem autorregulada, contribuindo de forma direta para o desempenho acadêmico dos estudantes. Este trabalho apresenta os resultados obtidos na avaliação da motivação e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino médio de Biologia, Física e Matemática em uma escola pública do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. O trabalho apresenta, também, a versão traduzida e adaptada para uso na educação básica do questionário de estratégias de motivação para aprendizagem (MSLQ), um dos principais instrumentos validados e utilizados na literatura.  São apresentados os escores médios obtidos para os 15 constructos do questionário para estudantes de ensino médio de Biologia, Física e Matemática, a fim de servir como valor inicial de referência para avaliações de motivação e estratégias de aprendizagem. Observou-se diferenças significativas principalmente para os constructos da seção de motivação entre as turmas de estudantes de uma mesma escola e disciplina. O instrumento apresenta bom potencial para uso em pesquisas, avaliações e intervenções no contexto da educação básica brasileira. 

Biografia do Autor

Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Profa. Dra. Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da Educação Básica

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., de Oliveira, D. B., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2017). USO DO QUESTIONÁRIO MSLQ NA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA, FÍSICA E MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 7(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4680