SABERES CONSTRUÍDOS NA EXPERIMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO ESPAÇO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Cátia Luana Bullmann Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí
  • Mariele Josiane Fuchs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Palavras-chave:

Formação Docente, Identidade, Educação Matemática, Estágio Curricular Supervisionado.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade que oportuniza ao licenciando o contato com o universo das escolas de educação básica por meio do manuseio e entendimento dos documentos legais das mesmas, bem como a análise em loco das vivências com os alunos em sala de aula, especialmente pela experimentação de práticas pedagógicas em sua futura área de atuação. Esta produção apresenta aspectos fundamentais à formação docente, decorrentes de experiências vivenciadas nos Estágios Curriculares Supervisionados por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática, de uma Instituição do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para a realização dos estágios de docência, o processo educativo foi desenvolvido mediante diferentes propostas metodológicas, buscando relacionar a teoria com a prática. O desenvolvimento do estudo delimitou-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, mais especificamente a pesquisa-ação. Para discorrer sobre as contribuições dos estágios à profissionalização docente utilizou-se como pressupostos teóricos Pimenta e Lima (2012), Carvalho (2012), Nóvoa (2001), Garcia (1999), entre outros. Dessa forma, os estágios possibilitaram desenvolver reflexões sobre a formação docente enquanto inicial e continuada, visto que para o exercício da profissão é mobilizado um conjunto de saberes provindo da ação pedagógica e do campo conceitual da Matemática. Além disso, evidenciou-se que a educação matemática precisa ser reconhecida em sua especificidade, diante da necessidade de integração entre saberes matemáticos e pedagógicos no desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula.

Biografia do Autor

Cátia Luana Bullmann, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí

Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ. É integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM/Ijuí. Pós-graduanda em Especialização para professores de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, (4º semestre). Pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2º semestre). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santa Rosa. Atuou como Bolsista nos seguintes Projetos de Extensão: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, sub projeto Ressignificando conhecimentos matemáticos, a partir da realidade escolar CAPES (2012-2013-2015); Construção de Materiais Didáticos para o Laboratório de Educação Matemática (2012); Formação continuada de professores O uso de materiais didáticos e tecnologias no Ensino Médio (2015); Formação continuada de professores - O uso de materiais didáticos e tecnologias no Ensino Fundamental (2015). Foi Bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PAIC ES) nos seguintes projetos: Diferenças existentes entre conceitos Físicos construídos em sala de aula e utilizados no Cotidiano.(2012-2013); Modelagem Matemática Aplicada em Áreas de Estudo do IF Farroupilha (2013); A utilização de conceitos físicos pelos meios de informação e comunicação (2013-2014); A prática como componente curricular e suas implicações na construção dos saberes docentes em matemática (2014-2015). Tem experiência na área de Matemática e atualmente atua como professora de Matemática e Educação Financeira nas instituições: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) e Mais Saber, escola de aulas particulares. Tutora do Curso de Licenciatura em Matemática na Unopar.

Mariele Josiane Fuchs, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2014) e Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Processos de ensino e aprendizagem da Matemática, Metodologias, Materiais Didáticos. É integrante do Grupo de pesquisa Processos de Formação e Ensino-Aprendizagem em Matemática - IF Farroupilha, na linha "Processos de Ensino-Aprendizagem em Matemática". Atualmente é professora da rede Federal atuando como docente na área de Matemática / Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa/RS.

 

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Bullmann, C. L., & Fuchs, M. J. (2019). SABERES CONSTRUÍDOS NA EXPERIMENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO ESPAÇO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4967