ANÁLISE DA ABORDAGEN CTS DO TEMA RADIAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física. Livro didático. Radiação. CTS.

Resumo

No presente trabalho são apresentados os resultados obtidos na análise do conteúdo de radiação de quatorze livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 para a componente curricular de Física do Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados indicadores de análise Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresentados na literatura. O estudo revelou que apesar da maioria dos livros apresentarem ponderações sobre os bons e maus usos da radiação, ainda prevalece a ideia linear reducionista de que a tecnologia apenas propicia o bem estar social. Apesar de mencionar os termos cuidado e risco sobre o uso da radiação não aprofundam e nem informam sobre os meios de proteção, bem como, não propõem ações para as mudanças nos campos: econômicos, ambiental e político sobre o tema radiação. Diante de tais constatações consideramos que o livro didático por si só não obtém êxito em todas as questões defendidas pelo movimento CTS, mas é necessário ações que vão além da relação tríade livro didático, sala de aula e professor, ou seja, a busca constante de ações sociais, formação permanente do professor nos diversos temas que envolvem a saúde humana e o bem estar da sociedade, em específico o tema radiação. No entanto, consideramos essencial o aprofundamento das questões que envolvem a inserção do conteúdo radiação nos livros didáticos com a utilização da abordagem CTS, de modo que subsidie ações que visem o desenvolvimento da autonomia e cidadania com a finalidade de atingir uma educação científica mais humana e solidária.

Biografia do Autor

Priscila Rodrigues Gomes, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul no ano de 2015. Atualmente trabalha como gestora de projetos educacionais na Geekie LTDA.

Wellington Pereira Queirós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 2 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

 

Thiago Wesley Almeida Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com trabalho desenvolvido na área de Ensino de Química. Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sendo assessor nos processos de formação continuada dos professores da FAMEZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia). Foi professor da Universidade Estadual de Goiás de 2013 a 2018.Possui duas graduações, sendo a primeira Bacharel em Química industrial e a segunda em Química Licenciatura, ambas pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre pela Universidade Estadual de Goiás no Programa de Ciências Moleculares com pesquisa na área de Química. Possui Pedido de Patente em analise na Área de Materiais, mais especificamente em Aditivos para Materiais Cimenticios.

 

Nádia Guimarães Errobidart, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É vice coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências. Gestora de acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - IFMS e Gestora do Acordo de Cooperação com a Universidad Pedagógica Nacional, de Bogotá. 


Hamilton Perez Corrêa, Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor Adjunto do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Caracterização Microestrutural de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: cristalografia (difração e absorção de raios X e radiação síncrotron, método de Rietveld, XANES, EXAFS, difração sob altas pressões, cristalografia aplicada à ciência dos materiais), biocristalografia, materiais avançados, catalisadores, interconectores cerâmicos de célula a combustível e supercondutores cerâmicos de alta Tc. Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Física e Astronomia, Formação de Professores e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Atua na Divulgação e Popularização da Ciência desde 2007, sendo atualmente o Coordenador de Capacitação da Casa da Ciência de Campo Grande, membro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciências: Educação e Popularização


Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Gomes, P. R., Queirós, W. P., Almeida Souza, T. W., Errobidart, N. G., & Corrêa, H. P. (2021). ANÁLISE DA ABORDAGEN CTS DO TEMA RADIAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5856