ANÁLISE DA ABORDAGEN CTS DO TEMA RADIAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino de Física. Livro didático. Radiação. CTS.Resumo
No presente trabalho são apresentados os resultados obtidos na análise do conteúdo de radiação de quatorze livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 para a componente curricular de Física do Ensino Médio. Para tanto, foram utilizados indicadores de análise Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) apresentados na literatura. O estudo revelou que apesar da maioria dos livros apresentarem ponderações sobre os bons e maus usos da radiação, ainda prevalece a ideia linear reducionista de que a tecnologia apenas propicia o bem estar social. Apesar de mencionar os termos cuidado e risco sobre o uso da radiação não aprofundam e nem informam sobre os meios de proteção, bem como, não propõem ações para as mudanças nos campos: econômicos, ambiental e político sobre o tema radiação. Diante de tais constatações consideramos que o livro didático por si só não obtém êxito em todas as questões defendidas pelo movimento CTS, mas é necessário ações que vão além da relação tríade livro didático, sala de aula e professor, ou seja, a busca constante de ações sociais, formação permanente do professor nos diversos temas que envolvem a saúde humana e o bem estar da sociedade, em específico o tema radiação. No entanto, consideramos essencial o aprofundamento das questões que envolvem a inserção do conteúdo radiação nos livros didáticos com a utilização da abordagem CTS, de modo que subsidie ações que visem o desenvolvimento da autonomia e cidadania com a finalidade de atingir uma educação científica mais humana e solidária.
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