MOCHILA DAS DESCOBERTAS: A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Muito se fala sobre a necessidade do trabalho com ensino de Ciências na Educação Infantil. O fato é que, quando pensamos em ensinar Ciências, é importante que seja desde os primeiros anos na escola. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias para trabalhar Ciências que sejam possíveis para a Educação Infantil em escolas municipais de Barra Mansa (RJ). Na primeira etapa, participaram cinco professoras do segmento, quando foi apresentada e planejada a proposta de ação que ficou definida como a “mochila das descobertas”; na segunda etapa, um mês depois da primeira, as professoras apresentaram as experiências exitosas que foram planejadas inicialmente. Essas experiências foram realizadas de maneira lúdica, de modo que os alunos realizaram a formulação de hipóteses para que chegarem à conclusão do conceito abordado. Foi possível perceber que o trabalho com a “mochila das descobertas” despertou a curiosidade e motivou a sala nas atividades. Por fim, foi realizada uma formação continuada com todas as outras professoras da rede municipal para que a ação implementada se tornasse um programa de ensino de Ciências da Educação Infantil no município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.