MOCHILA DAS DESCOBERTAS: A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Muito se fala sobre a necessidade do trabalho com ensino de Ciências na Educação Infantil. O fato é que, quando pensamos em ensinar Ciências, é importante que seja desde os primeiros anos na escola. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias para trabalhar Ciências que sejam possíveis para a Educação Infantil em escolas municipais de Barra Mansa (RJ). Na primeira etapa, participaram cinco professoras do segmento, quando foi apresentada e planejada a proposta de ação que ficou definida como a “mochila das descobertas”; na segunda etapa, um mês depois da primeira, as professoras apresentaram as experiências exitosas que foram planejadas inicialmente. Essas experiências foram realizadas de maneira lúdica, de modo que os alunos realizaram a formulação de hipóteses para que chegarem à conclusão do conceito abordado. Foi possível perceber que o trabalho com a “mochila das descobertas” despertou a curiosidade e motivou a sala nas atividades. Por fim, foi realizada uma formação continuada com todas as outras professoras da rede municipal para que a ação implementada se tornasse um programa de ensino de Ciências da Educação Infantil no município.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Guimarães, L. P., & Castro, D. L. de. (2022). MOCHILA DAS DESCOBERTAS: A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6194