INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA “JUSTIÇA COGNITIVA”

Autores

Palavras-chave:

Interculturalidade Crítica, Decolonialidade, Educação em Ciências, Justiça Cognitiva, Formação Docente.

Resumo

O artigo tem o objetivo de propor uma reflexão acerca da importância e dos desafios da inserção do tema da interculturalidade crítica nos marcos da Educação em Ciências. Considerando os processos de acirramento das mais variadas formas de racismos e discriminações que se espalham por diversas partes do mundo, o texto se estrutura a partir de duas premissas: a) o processo de colonização das Américas, central para a formação da Modernidade, produziu uma fissura onto-epistemológica no âmago da civilização humana, ao postular a existência de zonas de ser e de não ser e a concomitante desqualificação de saberes produzidos fora das fronteiras ocidentais e; b) a interculturalidade crítica constitui-se num esforço de reparação e restituição simbólica que a Ciência ocidental deve aos povos colonizados, cujas epistemes foram invisibilizadas ou anuladas ao longo da consolidação da Modernidade/Colonialidade. Trata-se de uma análise bibliográfica que toma como parâmetro de análise algumas categorias da decolonialidade, uma perspectiva teórica e metodológica que questiona as abordagens canônicas acerca da formação da Modernidade. Espera-se colaborar não apenas para a ampliação dos espaços de discussão democrática, como também para o fortalecimento de uma concepção e de um fazer científicos que reconheçam a importância do debate com epistemes outras, diferentes daquela criada pela tradição de pensamento ocidental.

Biografia do Autor

Hiata Anderson Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Uerj (2011) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente cursa o doutorado em Educação em Ciências e Saúde, no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde - PPGECS - NUTES/UFRJ e é professor no Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Barra de São Francisco/ES. Possui interesses nas seguintes áreas temáticas: Teoria Sociológica Clássica (Durkheim, Weber e Marx); Ética; Religiões e Política na contemporaneidade; Gênero e Sexualidade, Teoria Decolonial e Ensino de Ciências, bem como na interface entre as Ciências Sociais e Saúde.

Guaracira Gouvêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Unirio

Doutora em Ciências. Professora do Programa de Pós-graduação em educação da Unirio e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, Nutes/UFRJ.

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

Nascimento, H. A., & Gouvêa, G. (2022). INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA “JUSTIÇA COGNITIVA”. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6218