PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000 – 2016)

Autores

Palavras-chave:

História e Filosofia da Biologia, Conceitos Biológicos, Ensino de Ciência, Estatuto Conceitual.

Resumo

A partir de discussões teóricas sobre a importância de um ensino de biologia que explicite os processos de construção histórica dos conceitos a serem ensinados e, ao mesmo tempo, considere o uso social que os estudantes farão destes fora da escola, esta pesquisa teve como objetivo entender como a História e a Filosofia da Ciência (HFC) se relaciona com o ensino de biologia na educação básica. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, realizada por meio da técnica de revisão sistemática. A matriz empírica desta pesquisa são as teses e dissertações que apresentam em sua temática a HFC no ensino de Biologia, levantadas a partir de dois bancos de dados (Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e CEDOC/Unicamp). A amostra final foi composta por 17 trabalhos (13 dissertações e 4 teses), sendo a maioria produzida em instituições públicas (15 trabalhos) entre os anos de 2000 e 2016. A respeito das grandes teorias e conceitos biológicos, encontramos uma centralidade nas discussões relacionadas às teorias da evolução e da herança. Os trabalhos foram desenvolvidos majoritariamente no Ensino Médio e problematizam essencialmente a história da Ciência/Biologia, considerando pouco os aspectos filosóficos do conhecimento. Na relação entre HFC e o ensino de biologia, cinco trabalhos apostam em seu uso enquanto abordagem (externalista e internalista), três a utilizam como metodologia e cinco como conteúdo. Entendemos que a HFC tem diversas possibilidades na sua relação com o ensino de Biologia, porém ela se constitui em uma abordagem não dissociativa, o que significa que ela deve primar por um ensino no qual forma e conteúdo estejam integrados.

Biografia do Autor

Anita Gabriella Ferreira Norato, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2019) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás.

Rones de Deus Paranhos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília - Faculdade de Educação (2017). É Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2004). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM - UFG). Professor da Universidade Federal de Goiás (Departamento de Educação em Ciências - Instituto de Ciências Biológicas). É Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFG). 

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2019/2021) e professora do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. 

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Norato, A. G. F., Paranhos, R. de D., & Guimarães, S. S. M. (2022). PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000 – 2016). Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6417