PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2000 – 2016)
Keywords:
História e Filosofia da Biologia, Conceitos Biológicos, Ensino de Ciência, Estatuto Conceitual.Abstract
A partir de discussões teóricas sobre a importância de um ensino de biologia que explicite os processos de construção histórica dos conceitos a serem ensinados e, ao mesmo tempo, considere o uso social que os estudantes farão destes fora da escola, esta pesquisa teve como objetivo entender como a História e a Filosofia da Ciência (HFC) se relaciona com o ensino de biologia na educação básica. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, realizada por meio da técnica de revisão sistemática. A matriz empírica desta pesquisa são as teses e dissertações que apresentam em sua temática a HFC no ensino de Biologia, levantadas a partir de dois bancos de dados (Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e CEDOC/Unicamp). A amostra final foi composta por 17 trabalhos (13 dissertações e 4 teses), sendo a maioria produzida em instituições públicas (15 trabalhos) entre os anos de 2000 e 2016. A respeito das grandes teorias e conceitos biológicos, encontramos uma centralidade nas discussões relacionadas às teorias da evolução e da herança. Os trabalhos foram desenvolvidos majoritariamente no Ensino Médio e problematizam essencialmente a história da Ciência/Biologia, considerando pouco os aspectos filosóficos do conhecimento. Na relação entre HFC e o ensino de biologia, cinco trabalhos apostam em seu uso enquanto abordagem (externalista e internalista), três a utilizam como metodologia e cinco como conteúdo. Entendemos que a HFC tem diversas possibilidades na sua relação com o ensino de Biologia, porém ela se constitui em uma abordagem não dissociativa, o que significa que ela deve primar por um ensino no qual forma e conteúdo estejam integrados.
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