ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS POR PROBLEMATIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS USANDO TDIC: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE cMOOC COMO ALTERNATIVA EM TEMPOS DE CRISE
Palavras-chave:
cMOOC. Didática de ciências. Pandemia. Práticas de ensino. TDIC. Séries Iniciais.Resumo
O objetivo do artigo foi de propor alternativas didáticas e metodológicas para o ensino de ciências por meio de TDIC em tempos de crise, como o da pandemia de coronavírus Covid-19, em especial para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Por meio de revisão teórica pertinente aos temas tratados, inicialmente, o texto aborda a pandemia e seus impactos para a educação brasileira, ao mesmo tempo que se refere à consequente tendência do trabalho pedagógico por meio das TDIC e sobre as didáticas de ciências que poderiam ser trabalhados com esses recursos. Em seguida, apresenta-se uma proposta de ensino de ciências por problematização, de Christian Orange, buscando-se dialogar com importantes pesquisadores brasileiras no campo da didáticas das ciências e a partir deles enriquecer a proposta relatada no texto. Num terceiro momento, essas práticas são pensadas em associação com práticas didático-pedagógicas desenvolvidas e empregadas em cursos virtuais do tipo c-MOOC. Esse debate é enriquecido nessa etapa por perspectivas críticas em didática de ciências propostas por pesquisadores brasileiros. Enfim, na conclusão, são elencados os desafios que a apropriação dessas práticas de ensino apresentam aos professores e aos sistema de ensino. Conclui-se, por fim, que a pesquisa didático-pedagógica relacionando ensino de ciências e TDIC se coloca como uma necessidade urgente: essa relação deve ser cada vez mais estudada, tendo-se os tempos de crise em perspectiva, de modo que a educação escolar seja cada vez menos impactada por eles e pelas exclusões digital e de acesso a laboratórios e materiais adequados para o estudo de ciências no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.