PARÓDIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores. Anos Iniciais. Matemática e Música. Paródias. Metodologia Diferenciada.

Resumo

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados e reflexões advindas de uma investigação de mestrado, que teve como objetivo principal pesquisar como levar a música para as salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental entrelaçando-a com o ensino de matemática, utilizando para tal paródias como apoio pedagógico e realizando um curso de formação continuada para professores polivalentes. Metodologicamente, efetuamos uma pesquisa bibliográfica que envolveu, dentre outros, estudos sobre a formação de professores, de relações entre a matemática e a música, afetividade, bem como estudos sobre paródias. Da mesma forma, nos apoiamos na pesquisa-ação para elaborar e realizar um curso de 40 horas, que culminou com a participação efetiva de dezenas de docentes. Assim, apresentamos aqui como ocorreu essa formação com professores de uma rede municipal de ensino, da idealização à implementação, até a confirmação dos seis passos sugeridos num roteiro para a criação das paródias, contextualizadas com conteúdos de matemática do 1º ao 5º ano. Destacamos que, por meio dessa proposta de aperfeiçoamento, todos os participantes puderam ampliar conhecimentos e colocar em prática sua criatividade produzindo várias paródias, as quais organizamos por conteúdos e anos para melhor categorizá-las na elaboração de um produto educacional. É importante mencionar que a pesquisa foi relevante para os envolvidos e que a mesma pode ser profícua a outros que queiram conhecer ou empregar uma forma diferenciada para trabalhar a matemática e a música nos anos iniciais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Andretti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Professor Doutor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Andretti, F. L., & Lübeck, M. (2022). PARÓDIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6965