INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Keywords:
Formação de professores, Insubordinação Criativa, Revisão Sistemática da Literatura, Pensamento Computacional.Abstract
Este artigo consiste em uma das etapas de uma dissertação de mestrado ainda em desenvolvimento. O objetivo deste artigo é apresentar nossas reflexões provenientes da mineração de trabalhos e pesquisas acadêmicas sobre Pensamento Computacional e Insubordinação Criativa bem como refletir sobre leituras teóricas desses temas com vistas às contribuições e perspectivas de professores do Ensino Básico sobre esses conceitos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Revisão Sistemática da Literatura. Os resultados apontam para diferentes abordagens de pesquisas relacionadas a Insubordinação Criativa e o Pensamento Computacional sob o viés do ofício docente. Mesmo que haja um aumento do debate sobre Pensamento Computacional pudemos constatar que não há trabalhos que envolvem pesquisas a partir da perspectiva dos professores e os estudos analisados tensionam sobre as dificuldades de apropriação desse conceito e uma necessidade da formação continuada. Sobre a Insubordinação Criativa nossa mineração revelou uma presença de elementos pertinentes ao exercício de uma docência reflexiva, com destaque para a autonomia de professores, relacionada à criatividade e processo emancipatório de tomada de decisões.
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