A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS OFICINAS DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS REFLEXÕES FREIRIANAS

Autores/as

  • Juliana Batista Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal de Pelotas
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas

Resumen

Qual é o sentido de se pensar em um ensino de matemática hoje? Qual a razão para que, em pleno século XXI, ainda se constate um hiato entre a matemática da vida e a matemática escolar? O que as concepções de Paulo Freire têm a contribuir com esta perversa realidade? A partir de tais provocações, a presente reflexão tem por objetivo abordar de maneira reflexiva a importância do pensar certo educativo freiriano, engajado nas discussões atuais sobre a educação, no ensino de matemática. Enfocando a experiência de oficinas no ensino médio como uma forma de resistência a essa lacuna. Concluindo que a relação do sujeito com o objeto a ser conhecido é uma vocação essencialmente humana que não pode ser negada, tampouco sofrer com os reducionismos que a prática tecnicista vem impondo. 

 

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Oficinas. Pensar Certo. 

 

Biografía del autor/a

Juliana Batista Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Licenciatura em Matemática - UFPel.
Especialista em Educação Matemática - UFSM.
Mestranda em Educação em Ciências - UFSM.
Integrante do Grupo Inter- Institucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica (IDEIA), projeto de Pesquisa em rede aprovado no âmbito do Edital 038/2010/CAPES/INEP – Observatório da Educação.
Bolsista Capes.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do PPGE da Universidade Federal de Pelotas, seguindo a linha de pesquisa Filosofia da Educação. Graduada em Letras (Port-Francês) pela mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa FEPráxiS: Filosofia, Educação e Práxis Social. Bolsista CAPES.

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2014-02-13

Cómo citar

Pereira, J. B., Chaves, P. M., & Ghiggi, G. (2014). A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS OFICINAS DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS REFLEXÕES FREIRIANAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1836