A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores/as

  • Viviane Bernardes dos Santos Miranda UERJ
  • Luciana Ribeiro Leda UNIGRANRIO
  • Gustavo Ferreira Peixoto UNIGRANRIO

Resumen

O presente artigo, realizado em duas escolas, Colégio SR Millennium e Escola Estadual Professor Murilo Braga na Baixada Fluminense traça um perfil da opinião de alunos das redes particular e pública de ensino sobre as aulas em suas respectivas escolas. O objetivo do estudo foi mostrar a importância das atividades práticas, não só as laboratoriais, mas também as saídas de campo, vídeos e outras para o conhecimento e aprendizado do currículo de Biologia. Para isso, utilizamos um questionário semi-estruturado, aplicado a 130 alunos dos colégios acima citados. Verifica-se que tanto os alunos da escola particular como os da pública sentem uma certa dificuldade em assimilar os assuntos de Biologia e acreditam que com a vivência de aulas práticas, poderiam ter uma melhor compreensão das matérias, pois se sentem parte das experiências. 

Biografía del autor/a

Viviane Bernardes dos Santos Miranda, UERJ

Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ. Bióloga bacharelada e licenciada pela UNIGRANRIO.

Luciana Ribeiro Leda, UNIGRANRIO

Professora Assitente I/BiólogaCoordenadora Especialização em Ciências AmbientaisUniversidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Gustavo Ferreira Peixoto, UNIGRANRIO

Graduado em Ciências Biológicas modalidade Licenciatra, pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Publicado

2014-03-24

Cómo citar

dos Santos Miranda, V. B., Leda, L. R., & Peixoto, G. F. (2014). A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2010