CAMINHOS PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS MANGUEZAIS DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores/as

  • Felipe Rangel Tavares PUC Rio
  • Wirys dos Reis Oliveira Faculdade Gama Filho

Resumen

Esse artigo apresenta a trajetória de uma pesquisa iniciada em 2011 sobre os manguezais da Baixada Fluminense, resgatando a História Ambiental deste ecossistema, tal como, a análise das políticas públicas de proteção ambiental e seu cumprimento, observando sua realização e eficácia. Constatamos que os manguezais estão bastante degradados e que são necessárias medidas com enfoque local. Essas ações podem ser alcançadas por meio da Educação ambiental crítica, entendida aqui como um caminho, ou alternativa, para a justiça ambiental. Deste modo, ao desenvolver na comunidade escolar (alunos, professores, moradores e funcionários) um pensamento crítico comprometido com a realidade local, desfazemos os mitos e deixamos de lado as atividades-fim, possibilitando assim uma intervenção que atua para a transformação do espaço, consequentemente da sociedade. A população se envolve e se engaja nas lutas pelo seu espaço socioecológico de vida.

Publicado

2014-10-29

Cómo citar

Tavares, F. R., & Oliveira, W. dos R. (2014). CAMINHOS PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS MANGUEZAIS DA BAIXADA FLUMINENSE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2151