INJUSTIÇAS AMBIENTAIS E INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: TEMOR E CONSENTIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES DE POPULAÇÕES QUE SOFREM EFEITOS DE PROXIMIDADE DA REFINARIA DUQUE DE CAXIAS (REDUC)

Autores

  • Sebastião Fernandes Raulino Forum dos Atingidos pela Industria de Petróleo e Petroquímica - FAPP-BG

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir de elementos de uma pesquisa de doutorado, de caráter qualitativo, que investigou a luta entre diferentes representações dos efeitos de proximidade de grandes empreendimentos industriais e de populações residentes, considerando essas distintas representações como algo associado às posições dos sujeitos no espaço social (empresas e seus respectivos trabalhadores, sindicatos, representantes de instituições, tais como associações de moradores, ONGs, igrejas e, centros comunitários, membros de governo e/ou conselhos municipais) e as experiências por eles vividas no que diz respeito às alternativas ao dilema que vêem entre consentir riscos na expectativa de obter oportunidade de trabalho e denunciar riscos com a possibilidade de não encontrar fontes de rendimento. Para tanto, um dos casos estudados foi o da Refinaria Duque de Caxias (REDUC).De forma geral, as representações dos efeitos de proximidade giraram em torno dos empregos gerados ou da potencialidade de gerar trabalho, embora a crítica ou a preocupação com suas atividades cotidianas – poluentes e/ou arriscadas - estivessem presentes em quase todas as entrevistas realizadas. As representações elaboradas pela maioria dos informantes parecem indicar, assim, uma postura de consentimento, dada pela necessidade de subsistência, pela importância econômica que dão à REDUC para a cidade de Duque de Caxias ou pela aparente impotência que sentem para se opor ao projeto de desenvolvimento elaborado por empresários e governos, bem como para encontrar alternativas viáveis de subsistência e de obter recursos financeiros para a municipalidade. Esta situação remeteu-nos a “chantagem de localização” e também a um cenário de desigualdade e injustiça ambiental.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

Raulino, S. F. (2014). INJUSTIÇAS AMBIENTAIS E INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: TEMOR E CONSENTIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES DE POPULAÇÕES QUE SOFREM EFEITOS DE PROXIMIDADE DA REFINARIA DUQUE DE CAXIAS (REDUC). Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2548