ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR ALUNOS DO AGRESTE CENTRAL SERGIPANO

Autores/as

  • Gicélia Maria de Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Matheus Nascimento Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Marcia Cristina Lima Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Renato Santos Araujo Universidade Federal de Sergipe

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções dos alunos sobre a melhor maneira de se ensinar e se aprender física. Ele foi realizado em cinco escolas públicas do agreste central sergipano com alunos do ensino médio e se desenvolveu no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Este trabalho é uma pesquisa do tipo descritiva, possui uma abordagem qualitativa e contou com uma amostra de 566 alunos de cinco escolas públicas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os resultados mostraram a importância que os alunos atribuem às ações de ensino-aprendizagem que os colocam em posição passiva no processo de aprendizado, focadas na memorização, o que contribui para uma aprendizagem superficial. Eles também indicam que para se aprender física seria necessária uma contextualização do conteúdo com situações cotidianas que podem proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de um espírito crítico frente às tecnologias e aos conhecimentos das ciências. Pôde-se observar também que conteúdos que envolvam a utilização de experimentos foram consideradas boas maneiras para se ensinar física.

Biografía del autor/a

Gicélia Maria de Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licencianda em Física/UFS; Bolsista PIBIC/FAPITEC

Matheus Nascimento Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Licenciando em Física/UFS; Bolsista do PIBID/CAPES

Marcia Cristina Lima Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Graduada em Física

Mestre em Física

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

 

Renato Santos Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Física/UFS

Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UFS

Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Santos, G. M. de O., Jesus, M. N., Moreira, M. C. L., & Araujo, R. S. (2015). ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA POR ALUNOS DO AGRESTE CENTRAL SERGIPANO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2757