A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

Autores/as

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga
  • Daniel Klug PUCRS

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções dos professores de Ciências e de Matemática, iniciantes de um curso de Mestrado nessa área, sobre a experimentação, com vistas em vivências e experiências, teorias pessoais, realidades da sala de aula e da escola, enfim, como compreendem essa dimensão de suas práticas. Foram coletados depoimentos sobre como que professores percebem a função da experimentação no ensino de Ciências e Matemática, as principais dificuldades encontradas pelos mesmos para trabalhar com a experimentação na sua área de ensino e sugestões propostas para solucioná-las. A técnica de análise foi a Análise Textual Discursiva. Nesta análise emergiram duas categorias: “experimentação como ilustração das teorias e conceitos” e “experimentação como investigação cientifica”. Por meio dessas categorias, foram representadas as diferentes concepções dos professores quanto à função da experimentação em sala de aula. Embora as duas concepções formadas pelos professores demonstrem a importância da experimentação no ensino, a concepção “experimentação como ilustração das teorias e conceitos” pode limitar os objetivos da experimentação no processo ensino e aprendizagem, por não promover a autonomia do aluno, enquanto que a “experimentação como investigação cientifica”, por meio de conhecimento prévio, pesquisas, análises, interpretações e reflexões do aluno promove a reconstrução do conhecimento, tornando-o principal sujeito da sua aprendizagem. Isso vem ao encontro do principal objetivo da experimentação no ensino e na aprendizagem. Percebeu-se que há grande inclinação dos professores para a experimentação como investigação, prática essa que desenvolve nos alunos a postura crítica e autônoma.

Biografía del autor/a

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Matemática; Especialista em Educação Matemática; Especialista em Educação - Ênfase em Gestão de Polos; Licenciada em Matemática.

Daniel Klug, PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática.

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

Madruga, Z. E. de F., & Klug, D. (2015). A FUNÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2790