UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: Prática de diluição contínua monitoradas por espectrofotometria visível na motivação do ensino de equações diferenciais para alunos de química

Autores/as

  • Marcelo Sierpe Predosa IFRJ
  • João Carlos Martins Mafra FIOCRUZ / IFRJ
  • Angelo Santos Siqueira Universidade do Grande Rio

Resumen

Este artigo apresenta uma proposta de modelagem matemática através de uma prática de diluição contínua monitorada por espectrofotometria visível com objetivo de motivar o ensino de equações diferenciais para alunos de química. Inicialmente fazemos uma introdução justificando a escolha do tema, em seguida apresentamos o modelo matemático escolhido, que são as equações diferenciais ordinárias de primeira ordem lineares, descrevemos as etapas para a modelagem e finalizamos o trabalho com as conclusões.

Publicado

2015-06-14

Cómo citar

Predosa, M. S., Mafra, J. C. M., & Siqueira, A. S. (2015). UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: Prática de diluição contínua monitoradas por espectrofotometria visível na motivação do ensino de equações diferenciais para alunos de química. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2856