ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIAÇÃO: ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Anelise Hodecker
  • Manuela de Aviz Schulz
  • Viviane Clotilde da Silva

Resumo

Apresentamos um estudo, cujo o objetivo foi analisar através de uma situação problema a aprendizagem do conceito de Radiciação, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, em uma situação que envolveu 41 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental – anos finais de duas escolas da rede municipal de Santa Catarina (18 de Indaial e 23 de Brusque). A atividade foi analisada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e para a análise da compreensão do conteúdo de radiciação, utilizamos a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, que trata dos diferentes tipos de representações utilizados para compreensão de conteúdos matemáticos. A abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, foi um estudo de caso com fins e objetivos descritivos. Os resultados mostram aspectos positivos em relação a compreensão de conteúdos matemáticos, uma vez que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, aponte caminhos para que o professor possa conduzir suas aulas visando o pensamento mais amplo referente as possibilidades de resolução.

Palavras – chave: Semiótica; Radiciação; Resolução de problemas.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Hodecker, A., de Aviz Schulz, M., & da Silva, V. C. (2015). ENSINO E APRENDIZAGEM DE RADICIAÇÃO: ESTUDO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 5(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3111