ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: (RES)SIGNIFICANDO SABERES NA PRODUÇÃO DE FANZINES
Resumo
Este artigo objetiva analisar a ressignificação de saberes prévios (de mundo) dos alunos sobre as consequências dos impactos da poluição ao meio ambiente a partir da produção de fanzines (LOURENÇO, 2006), enquanto estratégia didático-pedagógica nas aulas de Ciências. Com aporte teórico nos apoiamos em (FREIRE, 1979, 1987, 2015), (VYGOTSKY, 2001), (BAKTHIN, 1997), (MINAYO, 1994), (KRASILCHIK, 2000, 2008). Metodologicamente, na sala de aula, desenvolvemos uma sequência didática (ZABALA, 1998) sobre a temática Impactos Ambientais. A referida experiência culminou com a produção de fanzines pelos sujeitos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os sujeitos alunos da EJA, enquanto sujeito pensantes e praticantes (ALVES, 2003) demonstraram e (res)significaram saberes diversos sobre Ecologia e Geografia, estabelecendo um diálogo interdisciplinar e situado a partir do seu contexto social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.