ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: (RES)SIGNIFICANDO SABERES NA PRODUÇÃO DE FANZINES

Autores

  • Danielle Barbosa Bezerra Universidade Federal de Alagooas
  • Adriana Cavalcanti dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este artigo objetiva analisar a ressignificação de saberes prévios (de mundo) dos alunos sobre as consequências dos impactos da poluição ao meio ambiente a partir da produção de fanzines (LOURENÇO, 2006), enquanto estratégia didático-pedagógica nas aulas de Ciências. Com aporte teórico nos apoiamos em (FREIRE, 1979, 1987, 2015), (VYGOTSKY, 2001), (BAKTHIN, 1997), (MINAYO, 1994), (KRASILCHIK, 2000, 2008).  Metodologicamente, na sala de aula, desenvolvemos uma sequência didática (ZABALA, 1998) sobre a temática Impactos Ambientais. A referida experiência culminou com a produção de fanzines pelos sujeitos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os sujeitos alunos da EJA, enquanto sujeito pensantes e praticantes (ALVES, 2003) demonstraram e (res)significaram saberes diversos sobre Ecologia e Geografia,  estabelecendo um diálogo interdisciplinar  e situado a partir do seu contexto social.   

Biografia do Autor

Danielle Barbosa Bezerra, Universidade Federal de Alagooas

Bióloga, especialista em Engenharia Ambiental. Professora do Instituto Federal de Alagoas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (PPGECIM/UFAL). 

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta do Centro de Educação (CEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

Bezerra, D. B., & dos Santos, A. C. (2016). ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: (RES)SIGNIFICANDO SABERES NA PRODUÇÃO DE FANZINES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3339