CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A FABRICAÇÃO DA CACHAÇA
Palavras-chave:
Sequência didática. Ensino de Química, Cachaça, História da Ciência, Destilação.Resumo
O presente trabalho tem como foco elaborar sequências didáticas sobre o processo de fabricação da cachaça com o uso de atividades investigativas e a análise crítica da história da ciência. A cachaça é um produto reconhecido mundialmente como brasileiro, com relevância histórica. Espera-se, nessa proposta de sequências didáticas, que o aluno adquira reflexões referentes ao uso indevido do álcool na juventude, tão comum em nossos dias. E assim consiga estabelecer uma nova interação com este produto relacionando-o com os conteúdos de química do 9º ano do ensino fundamental. Para a obtenção dos dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo, tendo como intuito a elaboração de uma proposta na forma de sequências didáticas, utilizando a temática da produção da cachaça. Foram elaboradas quatro (4) sequências didáticas, através dos processos de fabricação da cachaça, relacionando-as com os conteúdos químicos. Essas sequências didáticas contribuem para o ensino desta disciplina, facilitando a ação do professor e proporcionando a melhoria no entendimento dos conteúdos propostos. Como esse trabalho trata da temática do uso do álcool, foi pensado nessa sequência didática como um momento para a reflexão do uso indevido do álcool. Os alunos irão repensar o uso do álcool, principalmente aquele uso que leva ao vício. Quando temas químicos aliados a temas sociais chegam a sala de aula, espera-se que acabem despertando o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, possibilitando que o ensino de química seja mais humanístico.
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