TÓPICOS DE FÍSICA TÉRMICA PARA TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DE EXPERIMENTOS
Palavras-chave:
Física Térmica. Anos Iniciais. Experimentação. Ensino de Física.Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar a possibilidade de inserção de tópicos de Física Térmica em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa foram alunos de três turmas de três escolas estaduais do município de Candelária/RS. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão teórica sobre o que os documentos oficiais sugerem em relação a conteúdos de Física e sua experimentação nessa etapa escolar. O estudo é de natureza qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos no laboratório de Ciências, e o diário de campo, do pesquisador e dos professores titulares de cada turma. Os resultados indicaram que a prática favoreceu o diálogo entre grupos de alunos, aumentando sua capacidade de observação, bem como os instigou e desafiou diante das atividades práticas, possibilitando a aquisição ou correção de conceitos físicos. Verificou-se também que os alunos gostaram das atividades práticas, apesar das dificuldades ao trabalhar com experimentos, sobretudo: na interpretação de alguns experimentos e na descrição por escrito de como os experimentos foram efetuados. Isso, no entanto, não comprometeu os objetivos da pesquisa, cujos resultados permitiram concluir ser possível inserir tópicos de Física Térmica nessa etapa escolar, conforme previsto nos documentos oficiais. As conclusões da pesquisa evidenciam a necessidade de mais inserções experimentais de Física nos Anos Iniciais, pois são capazes de despertar a curiosidade científica nos alunos, de introduzir conceitos e explicar fenômenos físicos, facilitando sua compreensão Ensino Médio.Downloads
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Melo, C. B. da S., & Vebber, G. C. (2019). TÓPICOS DE FÍSICA TÉRMICA PARA TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DE EXPERIMENTOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4910
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.