ÉTICA NO CENÁRIO ESCOLAR BRASILEIRO: A PRÁTICA SOCIAL E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores/as

  • Renata Gerhardt Gomes Roza Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ
  • Alcina Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Ciencia e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca

Palabras clave:

Representações Sociais. Honestidade. Malandragem. Ética. ATLAS T.I.

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de comparar e analisar os dados obtidos em um experimento social sobre honestidade, realizado em duas etapas, sendo a primeira com os resultados já analisados e a segunda ainda em andamento. Tal experimento é conhecido popularmente como Teste de honestidade. O teste de honestidade foi realizado com um baleiro colocado no corredor de uma escola da Rede Pública Estadual localizada no interior fluminense na cidade de Barra Mansa, como uma espécie de cantina self service, com monitoramento semanal. Uma entrevista foi realizada com os professores tendo como objetivo conhecer as representações sociais dos professores e sua influência na prática pedagógica, tendo como base teórica a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central e base metodológica na análise de conteúdo, em particular a análise categorial temática, e o auxílio da análise semântica, com o suporte do software ATLAS T.I., é realizada uma discussão dos resultados apresentados.

Biografía del autor/a

Renata Gerhardt Gomes Roza, Centro Federal de Educação Ciência e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Mestranda em Ensino de Ciências, licenciada em Matemática.

Alcina Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Ciencia e Tecnologia Celso Suckow da Fonseca

Docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação Ciência, Tecnologia e Educação - PPCTECoordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS)

Publicado

2020-06-12

Cómo citar

Roza, R. G. G., & Silva, A. T. B. da. (2020). ÉTICA NO CENÁRIO ESCOLAR BRASILEIRO: A PRÁTICA SOCIAL E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5308