ÉTICA NO CENÁRIO ESCOLAR BRASILEIRO: A PRÁTICA SOCIAL E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
Representações Sociais. Honestidade. Malandragem. Ética. ATLAS T.I.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de comparar e analisar os dados obtidos em um experimento social sobre honestidade, realizado em duas etapas, sendo a primeira com os resultados já analisados e a segunda ainda em andamento. Tal experimento é conhecido popularmente como Teste de honestidade. O teste de honestidade foi realizado com um baleiro colocado no corredor de uma escola da Rede Pública Estadual localizada no interior fluminense na cidade de Barra Mansa, como uma espécie de cantina self service, com monitoramento semanal. Uma entrevista foi realizada com os professores tendo como objetivo conhecer as representações sociais dos professores e sua influência na prática pedagógica, tendo como base teórica a Teoria das Representações Sociais e a Teoria do Núcleo Central e base metodológica na análise de conteúdo, em particular a análise categorial temática, e o auxílio da análise semântica, com o suporte do software ATLAS T.I., é realizada uma discussão dos resultados apresentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.