OBEDUC E MESTRADOS PROFISSIONAIS: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR POR UM PROJETO NO RIO DE JANEIRO

Autores

Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Formação de Professores. Ensino de Ciências.

Resumo

Neste artigo apresentaremos uma análise das produções acadêmicas realizadas pelo núcleo do Rio de Janeiro no âmbito do projeto intitulado “Impacto dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na Qualidade da Educação”, aprovado pelo Programa Observatório da Educação/CAPES/2012. O projeto em questão, contou a com a participação de universidades e institutos federais de três estados RJ, MG e RS e teve como objetivo analisar o impacto desses cursos sobre a qualidade da educação científica, levando em consideração a diversidade regional e cultural de diferentes contextos educacionais, de formação e de atuação. O projeto tem como base teórica as reflexões sobre a racionalidade técnica e a formação de professores e as discussões acerca da qualidade da educação científica e explorou a análise de discurso bakhtiniana como referencial teórico metodológico. Os trabalhos analisados nesse artigo estão sobre essa tríade teórica/metodológica e foram categorizados a partir da análise de conteúdo e classificados de acordo com os temas que foram produzidos. Acreditamos que a tais iniciativas contribuem para o processo formativo de licenciandos, alunos de pós-graduação e professores.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva, L. R. da, Queiroz, G. R. P. C., da Silva, A. M. T. B., & Moreira, J. C. (2024). OBEDUC E MESTRADOS PROFISSIONAIS: VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR POR UM PROJETO NO RIO DE JANEIRO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5948