MUSEU NACIONAL APÓS INCÊNDIO DE 2018: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

divulgação científica, Museu Nacional, pesquisa documental, espaço não-formal

Resumo

Com o passar dos anos, o crescimento dos centros de ciências e museus tem sido correlacionado ao avanço da Divulgação Científica (DC). Um museu precisa estruturar suas atividades de forma que o público se interesse pelos assuntos, criando assim, ações, eventos e projetos dinâmicos. O Museu Nacional (MN), desde 1818, é uma das principais instituições não formais que conta com um dos maiores acervos históricos e biológicos do mundo. Em 2018, um incêndio devastou o palácio e grande parte das suas coleções foi perdida. Este estudo teve o objetivo de analisar o prosseguimento das atividades DC promovidas ou que envolvem o MN após o incêndio. Assim, foi realizada uma pesquisa documental de quatro importantes setores do MN responsáveis pela estruturação dessas atividades: Seção de Assistência ao Ensino (SAE), a Coordenadoria de Extensão (CE), Seção de Museologia (SEMU) e o Núcleo de Comunicação e Eventos (NCE). Foram examinadas 59 atividades documentadas por três destes setores. Como resultado, observou-se que muitas atividades de DC prosseguiram, novas surgiram e algumas se expandiram. Entretanto, a perda do palácio ocasionou algumas alterações na estruturação da instituição e na exclusão de algumas atividades fundamentais para a divulgação do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Júlia Beatriz Andrade Silveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Mestranda bolsista no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências, do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

 Professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Silveira, J. B. A., & Rocha, M. B. (2021). MUSEU NACIONAL APÓS INCÊNDIO DE 2018: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6255