ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Linguagem, Letramento Científico, Ensino de Ciências.

Resumo

As perspectivas da Alfabetização Científica e do Letramento Científico emergem no âmbito do Ensino de Ciências como possibilidade de rompimento do ensino marcado pela transmissão e reprodução dos conteúdos científicos. Ao buscar compreensões e implicações dessas vertentes no Ensino de Ciências, paralelos com os conceitos de Alfabetização e Letramento na área da Linguagem foram traçados, tendo como referência os trabalhos da pesquisadora brasileira Magda Soares. Nesse processo, percebemos que as relações vão além do empréstimo linguístico e, a escolha de um ou de outro, envolve um conjunto de filiações e pressupostos teóricos que determinam a maneira como se trabalha. A perspectiva do Letramento Científico é mais abrangente, indo além dos sentidos já sedimentos para Alfabetização Científica, reforçando a necessidade do uso social do conhecimento científico construído. Por conta disso, torna-se mais difícil diferenciar os sujeitos em letrados e iletrados cientificamente, diferentemente da Alfabetização Científica, termo esse amplamente utilizado na área de Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Química (UFJF). Mestre e Doutor em Educação (PPGE-UFJF). Professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Cabral, W. A. (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO CIENTÍFICO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6375