APRENDIZAGEM DE AMOSTRAGEM NOS PCN E NA BNCC E A INFLUÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Luan Costa de Luna Universidade Federal de Pernambuco
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Estatística. Livro didático. Amostragem. Anos Finais do Ensino Fundamental. BNCC. PCN.

Resumo

A partir do novo documento curricular brasileiro – BNCC os livros didáticos precisaram passar por modificações para se adequarem. Nesse sentido, esse artigo busca realizar uma análise dos documentos curriculares norteadores para a elaboração dos livros didáticos e comparar as atividades sobre amostragem presentes nas coleções de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD 2017 e 2020. Realizamos uma pesquisa censitária com todas as coleções totalizando 88 livros didáticos. Observamos avanços entre as propostas curriculares e a influência dos mesmos nas atividades dos livros didáticos. Constatamos um maior quantitativo de atividades na edição de 2020 e maior homogeneização do percentual de atividades dessas coleções. Para atender as demandas da BNCC as coleções dispõem de atividades que envolvem técnicas de amostragem. Propostas de pesquisa estatística com temas de relevância social são sugeridas e, por vezes, com indicação de uso de planilhas eletrônicas e orientações (no formato em U) para o professor. Porém, diante da predominância de dados fictícios, ressaltamos a necessidade de propostas de atividades com dados reais para que os estudantes possam refletir sobre informações físicas e sociais e não uma mera manipulação numérica. Há um excesso de situações nas quais a população/amostra estudada refere-se a pessoas em detrimento de população de objetos. Finalmente, há ausência de discussão sobre a representatividade da amostra considerando sua variabilidade. Dessa forma caberá ao professor sugerir outras atividades para suprir essas lacunas e desejamos que nas edições futuras dos livros didáticos essas habilidades sejam mais exploradas.

Biografia do Autor

Luan Costa de Luna, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq, Grupo de Estudo em Educação Matemática e Estatística - GPEME e do - Grupo de Pesquisa em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF. Foi membro do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES Edital 2012 (UFMS/UEPB/UFAL). Intercambista Internacional do Programa Santander na Universidad de Granada/Espanha (2015). Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 -2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Atua no campo de estudo e pesquisa da Educação Matemática, em especial sobre Educação Matemática Crítica, uso de calculadoras nas aulas de Matemática e Educação Estatística.

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), com pós doutorado na Universidad de Burgos/Espanha (2011) e na Université Laval/Canadá (2012). É vice coordenadora da Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec. Pesquisa e orienta estudos na área de Educação Estatística relacionados ao ensino e a aprendizagem de professores e alunos. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Luna, L. C. de, & Guimarães, G. L. (2021). APRENDIZAGEM DE AMOSTRAGEM NOS PCN E NA BNCC E A INFLUÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6448