APRENDIZAGEM DE AMOSTRAGEM NOS PCN E NA BNCC E A INFLUÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Educação Estatística. Livro didático. Amostragem. Anos Finais do Ensino Fundamental. BNCC. PCN.Resumo
A partir do novo documento curricular brasileiro – BNCC os livros didáticos precisaram passar por modificações para se adequarem. Nesse sentido, esse artigo busca realizar uma análise dos documentos curriculares norteadores para a elaboração dos livros didáticos e comparar as atividades sobre amostragem presentes nas coleções de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovadas pelo PNLD 2017 e 2020. Realizamos uma pesquisa censitária com todas as coleções totalizando 88 livros didáticos. Observamos avanços entre as propostas curriculares e a influência dos mesmos nas atividades dos livros didáticos. Constatamos um maior quantitativo de atividades na edição de 2020 e maior homogeneização do percentual de atividades dessas coleções. Para atender as demandas da BNCC as coleções dispõem de atividades que envolvem técnicas de amostragem. Propostas de pesquisa estatística com temas de relevância social são sugeridas e, por vezes, com indicação de uso de planilhas eletrônicas e orientações (no formato em U) para o professor. Porém, diante da predominância de dados fictícios, ressaltamos a necessidade de propostas de atividades com dados reais para que os estudantes possam refletir sobre informações físicas e sociais e não uma mera manipulação numérica. Há um excesso de situações nas quais a população/amostra estudada refere-se a pessoas em detrimento de população de objetos. Finalmente, há ausência de discussão sobre a representatividade da amostra considerando sua variabilidade. Dessa forma caberá ao professor sugerir outras atividades para suprir essas lacunas e desejamos que nas edições futuras dos livros didáticos essas habilidades sejam mais exploradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.