PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS E SABERES ADQUIRIDOS POR DISCENTES EM QUÍMICA
Palabras clave:
Formação inicial. Cinética química. Experimento investigativo. Narrativa. Planejamento de aula.Resumen
Iniciativas integrantes da Política Nacional de Formação de Professores têm sido ofertadas para melhorar a qualidade dessa profissão, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O PRP oportuniza a licenciandos tempo e espaço para desenvolver competências e habilidades visando melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Assim, o presente trabalho objetivou descrever vivências de dois residentes em química durante o Programa de Residência Pedagógica e seus conhecimentos adquiridos para a formação docente. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e documental com narrativa como método de análise. Os dados foram coletados dos diários de aula de dois residentes do PRP de um curso de Licenciatura em Química em uma universidade pública do Estado do Paraná. O PRP ensinou-lhes como elaborar planejamentos de ensino, a organizar-se e executar as atividades do colégio, reconfigurando sua prática pedagógica para atender demandas dos alunos. Além disso, mostrou aos licenciandos como aproximar a química do cotidiano, estimular o pensamento autônomo, tornar a avaliação contínua e não fragmentada e a enxergar erros no experimento investigativo como aliados do professor para retomar discussões e ensinar. Conclui-se que o PRP deve ser mantido para contribuir para a formação inicial e continuada de professores, assim atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais.
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