PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS E SABERES ADQUIRIDOS POR DISCENTES EM QUÍMICA

Autores/as

Palabras clave:

Formação inicial. Cinética química. Experimento investigativo. Narrativa. Planejamento de aula.

Resumen

Iniciativas integrantes da Política Nacional de Formação de Professores têm sido ofertadas para melhorar a qualidade dessa profissão, como o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O PRP oportuniza a licenciandos tempo e espaço para desenvolver competências e habilidades visando melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Assim, o presente trabalho objetivou descrever vivências de dois residentes em química durante o Programa de Residência Pedagógica e seus conhecimentos adquiridos para a formação docente. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório, descritivo e documental com narrativa como método de análise. Os dados foram coletados dos diários de aula de dois residentes do PRP de um curso de Licenciatura em Química em uma universidade pública do Estado do Paraná. O PRP ensinou-lhes como elaborar planejamentos de ensino, a organizar-se e executar as atividades do colégio, reconfigurando sua prática pedagógica para atender demandas dos alunos. Além disso, mostrou aos licenciandos como aproximar a química do cotidiano, estimular o pensamento autônomo, tornar a avaliação contínua e não fragmentada e a enxergar erros no experimento investigativo como aliados do professor para retomar discussões e ensinar. Conclui-se que o PRP deve ser mantido para contribuir para a formação inicial e continuada de professores, assim atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Biografía del autor/a

Marcio Pereira Junior

Possui graduação Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2019). Foi bolsista discente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2017); bolsista do Programa Residência Pedagógica (2019).

Márcia Camilo Figueiredo

MARCIA CAMILO FIGUEIREDO é Licenciada em Química (UEM, 2003), tem especialização em capacitação docente no Ensino de Ciências (UEM, 2006), Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM, 2011) e Doutorado em Educação para a Ciência (UNESP, 2016), Câmpus Bauru. É Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Londrina, atuando no Departamento Acadêmico de Química - DAQUI, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN. Participa de iniciativas políticas de formação inicial e continuada de docentes como o PIBID (Coordenadora de área em 09/2016 - 02/2018) e do Programa de Residência Pedagógica (Docente Orientadora em 01/08/2018 - 31/01/2020). Coordenou Estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Química do câmpus Londrina (23/05/2016 a 01/08/2017; 30/10/2017 a 30/03/2020). Tem experiências nas áreas de Formação inicial e continuada de professores; Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente - CTSA; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Fundamentos, Metodologias e Práticas para o Ensino; Estágios Supervisionados na Licenciatura em Química.

Bruno Henrique Goulart

Possui graduação Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2019). Mestrando do programa de pós-graduação em química - UEM.

Publicado

2023-05-19

Cómo citar

Junior, M. P., Figueiredo, M. C., & Goulart, B. H. (2023). PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS E SABERES ADQUIRIDOS POR DISCENTES EM QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6571