GUIA PRÁTICO MOBILE LEARNING: ESTUDO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Formação Docente, Mobile Learning, Funções, Estado da ArteResumo
Atualmente, percebemos o quanto é onipresente celulares, smartphones, tablets e notebooks no ambiente escolar. Temos então, o desafio de elencar conceitos e abordagens trazidos pelo Mobile Learning que podem potencializar o processo de ensino. O presente Guia Prático, trata-se do produto educacional de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo principal deste produto é propor uma formação docente por meio do estudo e leitura de forma autônoma. A metodologia Estado da Arte, que se conceitua como uma investigação no qual o pesquisador discute e analisa a produção acumulada de certa área do conhecimento embasou todo o processo de elaboração, da utilização de palavras-chave como Mobile Learning, funções e formação de professores no banco de dados da CAPES no período de 2014-2018, até a seleção das 8 dissertações que foram a base de estudo deste Guia. Desta forma, construímos um material que além de conter um estudo metodológico, traz sugestões de aplicativos, softwares, oficinas, práticas pedagógicas entre outras ferramentas de forma interativa e digital, mantendo intuito principal de facilitar a abordagem no estudo do Mobile Learning e contribuir para a formação docente. Constatamos a importância e relevância do Guia Prático por meio da devolutiva das 16 questões contidas em um formulário, da tabulação dos dados e das opiniões positivas explanadas no questionário aplicado em um grupo de 25 professores de matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.