GUIA PRÁTICO MOBILE LEARNING: ESTUDO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Mobile Learning, Funções, Estado da Arte

Resumo

Atualmente, percebemos o quanto é onipresente celulares, smartphones, tablets e notebooks no ambiente escolar. Temos então, o desafio de elencar conceitos e abordagens trazidos pelo Mobile Learning que podem potencializar o processo de ensino. O presente Guia Prático, trata-se do produto educacional de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo principal deste produto é propor uma formação docente por meio do estudo e leitura de forma autônoma. A metodologia Estado da Arte, que se conceitua como uma investigação no qual o pesquisador discute e analisa a produção acumulada de certa área do conhecimento embasou todo o processo de elaboração, da utilização de palavras-chave como Mobile Learning, funções e formação de professores no banco de dados da CAPES no período de 2014-2018, até a seleção das 8 dissertações que foram a base de estudo deste Guia. Desta forma, construímos um material que além de conter um estudo metodológico, traz sugestões de aplicativos, softwares, oficinas, práticas pedagógicas entre outras ferramentas de forma interativa e digital, mantendo intuito principal de facilitar a abordagem no estudo do Mobile Learning e contribuir para a formação docente. Constatamos a importância e relevância do Guia Prático por meio da devolutiva das 16 questões contidas em um formulário, da tabulação dos dados e das opiniões positivas explanadas no questionário aplicado em um grupo de 25 professores de matemática.

Biografia do Autor

Emerson Santos Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia

Sou graduado em MATEMÁTICA (2008), com especialização "Lato Sensu" em ESTATÍSTICA EMPRESARIAL (2011), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (2020). Todos concluidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Como professor na cidade de Uberlândia, no Ensino Fundamental anos finais lecionei no Colégio Nacional, para o Ensino Médio nas escolas estaduais E.E.Segismundo Pereira, E.E.Ignácio Paes Lemes, E.E.Prof. José Ignácio e E.E. Lourdes de Carvalho e para o Ensino Superior ministrei aulas para turmas da Administração da Fundação Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Atualmente leciono no Ensino Fundamental anos finais no Colégio Marista de Uberlândia. Contato: [email protected]

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor na área de Políticas Públicas de Formação Docente realizado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) Mestrado Profissional. Autor das Coleções Saber Matemática e Fazer Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (2013/2016). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (2010 a 2018).

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Teixeira, E. S., & Marim, V. (2021). GUIA PRÁTICO MOBILE LEARNING: ESTUDO DE FUNÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6618