LUZ E VISÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS
Palavras-chave:
BNCC, Luz e visão, Sequência didática, Três Momentos PedagógicosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática para o ensino da temática Luz e Visão no sexto ano do Ensino Fundamental, em que os conceitos biológicos e físicos são tratados de maneira integrada. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com a participação de dezoito estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada no Triângulo Mineiro, que se envolveram no desenvolvimento de uma sequência, organizada em nove aulas, fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1982) e teve como aporte as recomendações estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com esse estudo percebemos que os alunos nessa fase do ensino são curiosos e motivados a participar das discussões, relacionando suas vivências e crenças com o tema abordado. Apesar da evidente dificuldade em transcrever as concepções para o papel, os estudantes utilizaram palavras importantes para construção dos conceitos, evidenciando, assim, que o aprendizado foi satisfatório. Além disso, ficou evidente a necessidade de que os planos de ensino estejam em consonância com as novas diretrizes, e em virtude das dificuldades encontradas pelos professores de Ciências ao ministrar os conhecimentos físicos e biológicos de maneira complementar e contextualizada, acreditamos que essa sequência didática contribui positivamente com o trabalho docente e, principalmente com o estudo dos temas previstos para o Ensino Fundamental, agregando sentido ao estudo de Ciências da Natureza e promovendo a participação ativa do aluno na construção do conhecimento.
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