LUZ E VISÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Luz e visão, Sequência didática, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática para o ensino da temática Luz e Visão no sexto ano do Ensino Fundamental, em que os conceitos biológicos e físicos são tratados de maneira integrada. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com a participação de dezoito estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada no Triângulo Mineiro, que se envolveram no desenvolvimento de uma sequência, organizada em nove aulas, fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1982) e teve como aporte as recomendações estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com esse estudo percebemos que os alunos nessa fase do ensino são curiosos e motivados a participar das discussões, relacionando suas vivências e crenças com o tema abordado. Apesar da evidente dificuldade em transcrever as concepções para o papel, os estudantes utilizaram palavras importantes para construção dos conceitos, evidenciando, assim, que o aprendizado foi satisfatório. Além disso, ficou evidente a necessidade de que os planos de ensino estejam em consonância com as novas diretrizes, e em virtude das dificuldades encontradas pelos professores de Ciências ao ministrar os conhecimentos físicos e biológicos de maneira complementar e contextualizada, acreditamos que essa sequência didática contribui positivamente com o trabalho docente e, principalmente com o estudo dos temas previstos para o Ensino Fundamental, agregando sentido ao estudo de Ciências da Natureza e promovendo a participação ativa do aluno na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Juliana Dias de Moraes, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Faculdade Mais de Ituiutaba - FACMAIS.

Mestre Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Professora de Física na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais; Professora de Ciências Biológicas e Coordenadora do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Mais de Ituiutaba.

Milton Antônio Auth, Universidade federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor do curso de Física no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Professor Adjunto no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia; Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

de Moraes, J. D., Auth, M. A., & Pires, R. F. (2023). LUZ E VISÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO ASPECTOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6667