DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO

Autores/as

Palabras clave:

Educação do Campo. Classes multisseriadas. Ensino de Matemática. Desafios e estratégias de docentes.

Resumen

Este artigo teve como objetivo geral compreender os desafios e as estratégias de docentes no ensino de matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. O estudo faz parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre práticas docentes em escolas do campo vinculada ao curso de Matemática- Licenciatura, campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Nesse sentido, fizeram parte do nosso estudo seis docentes de classes multisseriadas de quatro escolas do campo do município supracitado, no qual, coletamos os dados pela entrevista semiestruturada e os analisamos por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados do estudo, compreendemos, que dentre os principais desafios dos docentes no ensino de matemática destacam-se: diferentes anos e níveis de aprendizagem em uma mesma classe; falta de interesse dos alunos; falta de materiais didáticos e pedagógicos, dentre outros. Entre as estratégias no ensino de matemática, temos: a iniciativa de buscar e utilizar materiais que contribuam no processo didático do ensino e aprendizagem da matemática; a compra de materiais didático-pedagógicos com recursos próprios; e a busca por iniciativa própria de suprir as lacunas da formação pedagógica em relação aos saberes/conhecimentos matemáticos.

Biografía del autor/a

Maria Jacqueline da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM-UFPE-CA (2020) e Graduada em Matemática-Licenciatura (2019) pela mesma instituição. Possui interesse nas áreas de pesquisa de Educação do Campo, Educação Matemática e Estudos Decoloniais. Professora de Matemática dos anos finais do município de São Caetano-PE.

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia pela UFPE. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, no Núcleo de Formação Docente / CAA. É professor do PPGDH / UFPE e do PPGEDUC / UFPE. É líder do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades / UFPE e membro dos grupos de pesquisa: Diversiones - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade / UFPE e fazer: Laboratório de Estudos Antropológicos / UFPE . Desenvolve pesquisas com as temáticas: direitos humanos, sociologia política da educação, gênero e sexualidade

Publicado

2022-03-27

Cómo citar

Silva, M. J. da, Miranda, M. H. G. de, & Carvalho, J. I. F. de. (2022). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6697