DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO
Palabras clave:
Educação do Campo. Classes multisseriadas. Ensino de Matemática. Desafios e estratégias de docentes.Resumen
Este artigo teve como objetivo geral compreender os desafios e as estratégias de docentes no ensino de matemática em classes multisseriadas de escolas do campo. O estudo faz parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre práticas docentes em escolas do campo vinculada ao curso de Matemática- Licenciatura, campus do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Nesse sentido, fizeram parte do nosso estudo seis docentes de classes multisseriadas de quatro escolas do campo do município supracitado, no qual, coletamos os dados pela entrevista semiestruturada e os analisamos por meio da Análise de Conteúdo. Como resultados do estudo, compreendemos, que dentre os principais desafios dos docentes no ensino de matemática destacam-se: diferentes anos e níveis de aprendizagem em uma mesma classe; falta de interesse dos alunos; falta de materiais didáticos e pedagógicos, dentre outros. Entre as estratégias no ensino de matemática, temos: a iniciativa de buscar e utilizar materiais que contribuam no processo didático do ensino e aprendizagem da matemática; a compra de materiais didático-pedagógicos com recursos próprios; e a busca por iniciativa própria de suprir as lacunas da formação pedagógica em relação aos saberes/conhecimentos matemáticos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.