O ENSINO EM ZOOLOGIA E O PRESSUPOSTO SANITARISTA: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS (PNLD 2018-2020).

Autores/as

Palabras clave:

Sanitarismo, Livro Didático, Ensino de Zoologia.

Resumen

O Sanitarismo é um conjunto de reformas idealizadas pelo poder público que visa a discussão do saneamento, parasitoses e dados sobre saúde pública. Todavia, atualmente, discute-se a implantação destes pressupostos dentro do ensino de Ciências, principalmente de Zoologia, denominando o sanitarismo como uma forma acrítica e linearizada de discussão acerca dos saberes da saúde, e não cabendo ao escopo zoológico abarcar tais premissas. Desta forma, sendo o livro didático um documento de escopo curricular do ensino formal e possuir uma grande abrangência demográfica, utilizou-se pelo método de análise de conteúdo, todos os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do triênio de 2018-2020 com o objetivo de observar os pressupostos sanitaristas no conteúdo de Zoologia destinado ao ensino médio, obtendo como resultado  uma alta presença de conteúdo sanitário nos saberes zoológicos, denotando um ensino em Zoologia ligado a promoção à saúde sanitária. 

Biografía del autor/a

Hugo J.C.C De Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFEI)

Especialização em Ensino em Ciencias (IFRJ)

Mestre em Ensino em Biociencias e Saúde (FIOCRUZ/IOC)

Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ/IOC)

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (IOC – Fiocruz) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ

Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Orientadora nos Programas stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (especialização, mestrado acadêmico e doutorado) - IOC -Fiocruz), desde 2004, em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ), desde 2017. Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2019. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; Biologia Celular; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-atual.

Publicado

2023-09-09

Cómo citar

De Azevedo, H. J., & de Meirelles, R. M. S. (2023). O ENSINO EM ZOOLOGIA E O PRESSUPOSTO SANITARISTA: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS (PNLD 2018-2020). Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6854