O ENSINO EM ZOOLOGIA E O PRESSUPOSTO SANITARISTA: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS (PNLD 2018-2020).
Palabras clave:
Sanitarismo, Livro Didático, Ensino de Zoologia.Resumen
O Sanitarismo é um conjunto de reformas idealizadas pelo poder público que visa a discussão do saneamento, parasitoses e dados sobre saúde pública. Todavia, atualmente, discute-se a implantação destes pressupostos dentro do ensino de Ciências, principalmente de Zoologia, denominando o sanitarismo como uma forma acrítica e linearizada de discussão acerca dos saberes da saúde, e não cabendo ao escopo zoológico abarcar tais premissas. Desta forma, sendo o livro didático um documento de escopo curricular do ensino formal e possuir uma grande abrangência demográfica, utilizou-se pelo método de análise de conteúdo, todos os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do triênio de 2018-2020 com o objetivo de observar os pressupostos sanitaristas no conteúdo de Zoologia destinado ao ensino médio, obtendo como resultado uma alta presença de conteúdo sanitário nos saberes zoológicos, denotando um ensino em Zoologia ligado a promoção à saúde sanitária.
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