FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA FITOQUÍMICA DA MANGABEIRA-BRAVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Proposta didática, Funções Orgânicas, Fitoquímica da Mangabeira-brava, Ensino Contextualizado

Resumen

Neste estudo, apresentamos e discutimos uma proposta didática que visa iniciar o estudo de algumas funções orgânicas a partir da fitoquímica da Mangabeira-brava. Para construí-la, utilizou-se: os resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado sobre os compostos orgânicos encontrados nos galhos e raízes da Mangabeira-Brava; conhecimentos sobre ensino contextualizado presentes na literatura na área de ensino de ciências; e conhecimentos químicos e pedagógicos dos autores deste artigo. A proposta foi pensada para ser implementada como parte integrante do currículo do 3º ano do ensino médio e para um público de estudantes familiarizado com essa árvore. A partir do uso desta proposta seria possível fomentar oportunidades para que os estudantes relacionassem as funções orgânicas, as propriedades físicas e outros conhecimentos químicos ao seu entorno social, de forma a propiciar uma aprendizagem inicial significativa daquele conteúdo. Como implicação desse estudo, almejamos que professores da Educação Básica se sintam incentivados a aplicar, ampliar, adaptar e/ou modificar a proposta para seus contextos e currículos locais.

Biografía del autor/a

Lucas A. O. Melgaço, Universidade Federal de Minas Gerais

Residente de pós doutorado no Programa de pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG e pesquisador (bolsista DTI-A do CNPq) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações de Tratamento de Esgoto Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis). Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020) com período sandwich na Ghent University, Belgica. Mestre em Engenharia Ambiental (2015) e graduado em Química licenciatura (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na docência e pesquisa na área de Química Sanitária e Ambiental, Saneamento, Tratamento de Águas Residuárias, Recuperação de Recursos (nutrientes e biogás) e Processos físico-quimicos de tratamento de efluentes.

 

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola e Revista Debates em Ensino de Química, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC, assim como está coordenadora da linha de pesquisa Argumentação em Educação Científica do grupo de pesquisa RESSONAR. Seus temas de interesses são: ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Rute Cunha Figueiredo, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e mestrado (2000) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição (2009). Realizou um estágio pós-doutoral no Instituto de Investigaciones Químicas - Consejo Superior de Investigaciones Científicas ( IIQ-CSIC), Espanha.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, principalmente nos seguintes temas: química de carboidratos e síntese de glicodendrímeros. Atualmente, é professora de Quimica Orgânica na Universidade Federal de Ouro Preto. É coordenadora do grupo de pesquisa DENDRON - síntese de sistemas dendriméricos e, colaboradora do Nucleo de Estudos de Plantas Medicinais - NEPLAM-UFMG e do Grupo de Glicosistemas IIQ-CSIC, atuando nas áreas de síntese de dendrímeros e glicodendrímeros, semi-síntese e fitoquímica. Foi coordenadora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto (2018-2020) e, atualmente, é chefe do Departamento de Química da UFOP.

Publicado

2023-09-09

Cómo citar

A. O. Melgaço, L., Martins, M., & Cunha Figueiredo, R. (2023). FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA FITOQUÍMICA DA MANGABEIRA-BRAVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7532