FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA FITOQUÍMICA DA MANGABEIRA-BRAVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO PRODUTO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Proposta didática, Funções Orgânicas, Fitoquímica da Mangabeira-brava, Ensino ContextualizadoResumo
Neste estudo, apresentamos e discutimos uma proposta didática que visa iniciar o estudo de algumas funções orgânicas a partir da fitoquímica da Mangabeira-brava. Para construí-la, utilizou-se: os resultados obtidos em uma pesquisa de doutorado sobre os compostos orgânicos encontrados nos galhos e raízes da Mangabeira-Brava; conhecimentos sobre ensino contextualizado presentes na literatura na área de ensino de ciências; e conhecimentos químicos e pedagógicos dos autores deste artigo. A proposta foi pensada para ser implementada como parte integrante do currículo do 3º ano do ensino médio e para um público de estudantes familiarizado com essa árvore. A partir do uso desta proposta seria possível fomentar oportunidades para que os estudantes relacionassem as funções orgânicas, as propriedades físicas e outros conhecimentos químicos ao seu entorno social, de forma a propiciar uma aprendizagem inicial significativa daquele conteúdo. Como implicação desse estudo, almejamos que professores da Educação Básica se sintam incentivados a aplicar, ampliar, adaptar e/ou modificar a proposta para seus contextos e currículos locais.
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