A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFRPE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE SEUS EGRESSOS

Autores

  • Diana Patrícia Gomes de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Alexandro Cardoso Tenório UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Neste trabalho temos como objetivos levantar as Representações Sociais dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre Professor que tiveram suas dissertações voltadas para a área do Ensino de Física e identificar como essas representações contribuem para o fortalecimento de suas identidades docentes. Para isso foram catalogadas 171 fichas de Inscrição/Identificação (2002 a 2009), a fim de obter detalhes dos possíveis sujeitos, como por exemplo, distribuição da área de atuação/área de conteúdo, endereço e contato dos mesmos, quantidade dos sujeitos por ano de ingresso, quantidade de defesas por ano e idade dos sujeitos, ficando, então com 11 sujeitos que ingressaram no programa desde 2002 até os defenderam suas dissertações no ano de 2009. A análise dos dados apontou que os sujeitos situam o Professor numa concepção ambígua de sentido, na qual destacamos as palavras dedicação e responsabilidade, remetendo-nos a ideia de que essas palavras estão mais arraigadas à história e à cultura docente, indicando que a representação é uma representação mais tradicional, mas que não implica afirmar que suas características são de um professor tradicional, já que evocaram também palavras como Educador e Mediador.  Também evidenciou que a pós-graduação, nível mestrado, do programa PPGEC, influencia a reflexão na e sobre a ação e que é imprescindível a nós educadores uma prática pedagógica que nos aproximem da investigação sobre a prática, possibilitando a tomada de decisões e a resolução de problemas durante o ato de ensinar.

Biografia do Autor

Diana Patrícia Gomes de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, especialização em Ensino Interdisciplinar das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente sou professora do Estado da Paraíba, lecionando a disciplina de Física para estudantes do Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos. Atuo também como tutora a distância do IFPE - DEad, através da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Tenho experiência no Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino de Física e da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, Interdisciplinaridade, Identidade Docente e na Teoria das Representações Sociais. 

Alexandro Cardoso Tenório, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Atualmente assume a Coordenação Geral dos Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde dezembro de 2010, participa do Programa de Educação Tutorial (SESu/MEC), na Tutoria do Grupo PET/Conexões de Saberes: Avaliação de Políticas Públicas em Ações Afirmativas para Juventude. Desde janeiro de 2011, atua na coordenação geral do Programa Arte e Cultura da UFRPE (SESu/MEC). No período de 2006 a 2011, atuou como Coordenador Geral do Programa Conexões de Saberes em Articulação com o Programa Escola Aberta na UFRPE (SECAD/MEC), através da Pró-Reitoria de Extensão (PRAE/UFRPE). Durante três anos (2007-2009), coordenou o Curso de Licenciatura em Física da UFRPE. Durante o período de 2004 a 2006, atuou na coordenação geral e pedagógica do Programa Alfabetização Solidária, através da PRAE/UFRPE. Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando disciplinas como Didática, Prática de Ensino, Informática na Educação e Monografia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada, especialmente nos seguintes temas: Langmuir-Blodgett, Nanotecnologia, fotoisomerização, espectroscopia no infravermelho e Novas Tecnologias. Atualmente participa como Lider do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Contemporaneidade (Certificado/UFRPE).

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Almeida, D. P. G. de, & Tenório, A. C. (2014). A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA UFRPE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE SEUS EGRESSOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1781