PROCESSO DE ELABORAÇÂO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Ronaldo Rocha Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Conhecimento Financeiro, Pesquisa Quantitativa

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção e o processo de elaboração de uma investigação quantitativa sobre o conhecimento financeiro de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem quantitativa de investigação do tipo survey, através de questionário estruturado respondido pelos indivíduos pertencentes a uma amostra probabilística representativa do universo pesquisado: alunos do 9º ano.  A proposta é que os casos observados possam ser descritos e também analisados pelas similaridades (ou não) entre os mesmos, recorrendo-se ao conceito de “espaço social” de Bourdieu.  A metodologia de análise é apresentada detalhadamente e o questionário utilizado como instrumento de coleta de informações sobre o conhecimento financeiro e sobre características sócio-demográficas dos respondentes é descrito.  De posse dos resultados da análise exploratória e dos modelos ajustados será possível verificar quais as classes latentes que determinam certos padrões de respostas e também se existem covariáveis significativas que influenciam nas probabilidades de pertencer às classes latentes encontradas.

Biografia do Autor

Ronaldo Rocha Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Departamento de Estatística

Instituto de Ciências Exatas

Ensino de Estatística

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Publicado

2017-01-21

Como Citar

Bastos, R. R. (2017). PROCESSO DE ELABORAÇÂO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4138