PROCESSO DE ELABORAÇÂO DE UMA INVESTIGAÇÃO QUANTITATIVA SOBRE O CONHECIMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Conhecimento Financeiro, Pesquisa QuantitativaResumo
O presente artigo apresenta a concepção e o processo de elaboração de uma investigação quantitativa sobre o conhecimento financeiro de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem quantitativa de investigação do tipo survey, através de questionário estruturado respondido pelos indivíduos pertencentes a uma amostra probabilística representativa do universo pesquisado: alunos do 9º ano. A proposta é que os casos observados possam ser descritos e também analisados pelas similaridades (ou não) entre os mesmos, recorrendo-se ao conceito de “espaço social” de Bourdieu. A metodologia de análise é apresentada detalhadamente e o questionário utilizado como instrumento de coleta de informações sobre o conhecimento financeiro e sobre características sócio-demográficas dos respondentes é descrito. De posse dos resultados da análise exploratória e dos modelos ajustados será possível verificar quais as classes latentes que determinam certos padrões de respostas e também se existem covariáveis significativas que influenciam nas probabilidades de pertencer às classes latentes encontradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.