RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO

Autores

Palavras-chave:

Estado da questão, Formação inicial, Prática pedagógica, Professor de química

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o Estado da Questão (EQ) relativo à temática ‘formação inicial e práticas pedagógicas do professor de Química’. O intuito foi inventariar trabalhos que tratam das influências da formação inicial na prática pedagógica docente, subsidiando o processo investigativo proposto para o desenvolvimento de um texto dissertativo. Para o desenvolvimento desse levantamento foram realizadas buscas no Portal de Periódicos da Capes, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e nos anais do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) e das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), sendo sistematizadas em dois recortes, um temático e outro temporal (2004 a 2016). O estudo realizado contribuiu para possibilitar uma definição mais consistente das categorias teóricas que foram trabalhadas na dissertação resultante da proposta investigativa. Os resultados da análise dos trabalhos identificados e selecionados revelaram, além de outros aspectos, a importância desta temática para os debates e discussões a respeito dos cursos de Licenciatura e a carência desse tipo de investigação no cenário educacional brasileiro.

Biografia do Autor

José Ossian Gadelha de Lima, Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Química pela UFMG. Docente do Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luciana Rodrigues Leite, CEJA Professor Luiz Bezerra

Mestra em Educação pela UECE. Professora de Química do CEJA Professor Luiz Bezerra

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Gadelha de Lima, J. O., & Leite, L. R. (2019). RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4689