RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA: O ESTADO DA QUESTÃO
Palavras-chave:
Estado da questão, Formação inicial, Prática pedagógica, Professor de químicaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o Estado da Questão (EQ) relativo à temática ‘formação inicial e práticas pedagógicas do professor de Química’. O intuito foi inventariar trabalhos que tratam das influências da formação inicial na prática pedagógica docente, subsidiando o processo investigativo proposto para o desenvolvimento de um texto dissertativo. Para o desenvolvimento desse levantamento foram realizadas buscas no Portal de Periódicos da Capes, no Banco de Teses e Dissertações da Capes e nos anais do Congresso Brasileiro de Química (CBQ) e das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), sendo sistematizadas em dois recortes, um temático e outro temporal (2004 a 2016). O estudo realizado contribuiu para possibilitar uma definição mais consistente das categorias teóricas que foram trabalhadas na dissertação resultante da proposta investigativa. Os resultados da análise dos trabalhos identificados e selecionados revelaram, além de outros aspectos, a importância desta temática para os debates e discussões a respeito dos cursos de Licenciatura e a carência desse tipo de investigação no cenário educacional brasileiro.
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