O DESASTRE DE MARIANA COMO ABORDAGEM INVESTIGATIVA E CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Ensino de Química, Recursos Didáticos, Desastre de Mariana.Resumo
Disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos do ensino médio, apesar de existirem diversos recursos didáticos para torna-las mais atrativas. Neste contexto, o projeto propõe o uso de recursos didáticos, como TIC's, CTSA e abordagem por investigação, para facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de química. O projeto utiliza como tema gerador o desastre ocorrido no dia 5 de novembro de 2015 na cidade de Mariana, em Minas Gerais, devido ao rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora SAMARCO. Este desastre foi de grande repercussão, visto o tamanho dos danos causados à população e ao meio ambiente. O desastre de Mariana, como tema gerador, deve permitir uma grande possibilidade de conexão entre meio social e cotidiano do aluno, com o meio cientifico, principalmente aos conteúdos de química, como: soluções, misturas homogêneas e heterogêneas e pH. O público alvo desta proposta são os alunos do ensino médio técnico regular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Duque de Caxias (IFRJ – CDuC). Assim, espera-se por meio desta proposta, contribuir para a formação cidadã dos alunos e torná-los seres mais críticos, conforme previsto pela LDB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.