O DESASTRE DE MARIANA COMO ABORDAGEM INVESTIGATIVA E CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Beatriz Pereira Cavalcante IFRJ
  • Aline Maria dos Santos Teixeira IFRJ
  • Luciana Resende Marcelo IFRJ

Palavras-chave:

Ensino de Química, Recursos Didáticos, Desastre de Mariana.

Resumo

Disciplinas da área de exatas, como matemática, física e química, são consideradas as vilãs pelos alunos do ensino médio, apesar de existirem diversos recursos didáticos para torna-las mais atrativas. Neste contexto, o projeto propõe o uso de recursos didáticos, como TIC's, CTSA e abordagem por investigação, para facilitar o ensino-aprendizagem da disciplina de química. O projeto utiliza como tema gerador o desastre ocorrido no dia 5 de novembro de 2015 na cidade de Mariana, em Minas Gerais, devido ao rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora SAMARCO. Este desastre foi de grande repercussão, visto o tamanho dos danos causados à população e ao meio ambiente. O desastre de Mariana, como tema gerador, deve permitir uma grande possibilidade de conexão entre meio social e cotidiano do aluno, com o meio cientifico, principalmente aos conteúdos de química, como: soluções, misturas homogêneas e heterogêneas e pH. O público alvo desta proposta são os alunos do ensino médio técnico regular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Duque de Caxias (IFRJ – CDuC). Assim, espera-se por meio desta proposta, contribuir para a formação cidadã dos alunos e torná-los seres mais críticos, conforme previsto pela LDB.

Biografia do Autor

Beatriz Pereira Cavalcante, IFRJ

Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro -  Licenciatura em Química

Aline Maria dos Santos Teixeira, IFRJ

Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias

Luciana Resende Marcelo, IFRJ

Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Cavalcante, B. P., Teixeira, A. M. dos S., & Marcelo, L. R. (2019). O DESASTRE DE MARIANA COMO ABORDAGEM INVESTIGATIVA E CTSA NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4729