O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Experimentação. Revisão bibliográfica. Ensino de Química.Resumo
A revista Química Nova na Escola (QNEsc) propõe-se a subsidiar o trabalho, a formação e atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro, constituindo espaço aberto ao educador. O crescente interesse em pesquisas sobre educação em Ciências começou na década de 1960, contudo, no final dos anos 1970, os pesquisadores repensaram as abordagens e os objetivos das investigações na área. Segundo Vygotsky, o pensamento do indivíduo é constituído na interação social, mediado simbolicamente. Nesse sentido, as palavras se apropriam da função dos conceitos antes mesmo de atingirem o nível dos conceitos. Segundo Bachelard, professores de ciências não consideram os conhecimentos empíricos já constituídos pelo aluno. O objetivo do presente trabalho é compor uma revisão bibliográfica quanto ao papel da experimentação no ensino de Química entre as publicações da QNEsc nos últimos dez anos (2008-2018), tendo sido realizado na forma de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Dos 94 resultados, foram selecionados 10 artigos. Considerando-os, pode-se afirmar que as atividades experimentais devem permear as relações de ensino-aprendizagem, pois estimulam o interesse dos alunos, contudo, há ressalvas quanto ao caráter “messiânico” da experimentação. A atividade experimental na perspectiva problematizadora permite que o aluno desenvolva as habilidades de investigar, manipular e comunicar, contudo, devem ser criadas situações-problema que respeitem a perspectiva contextualizadora. O professor deve suscitar nos estudantes o espírito crítico, a curiosidade, a não aceitação do conhecimento simplesmente transferido. A aprendizagem significativa pressupõe a interação entre uma nova informação com uma estrutura de conhecimentos específicos preexistentes na estrutura cognitiva do aluno.Downloads
Publicado
2019-12-06
Como Citar
Martins, F. R., Delou, C. M. C., & Cardoso, F. S. (2019). O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO COMO PROPOSTA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5091
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.