UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA ORIENTAR A CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH

Autores

  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marco Aurélio Kalinke Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Airan Priscila de Farias Curci Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Scratch, Formação de professores, Ensino de Matemática, Guia didático.

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar o produto educacional resultante de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Matemática. O produto tem o intuito de destacar as contribuições do software de programação Scratch, no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, no formato de jogos digitais, quando utilizado na formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa que originou o guia didático foi realizada com dez alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública do estado do Paraná. O desenvolvimento do produto ocorreu em três etapas, a primeira definiu as características básicas do material, a segunda apresentou a primeira versão do guia e realizou sua aplicação, por fim, a terceira etapa ocorreu a partir dos apontamentos levantados, na fase anterior, e o aprimoramento do produto obtendo a sua versão final. O guia está organizado em seis capítulos que destacam as principais potencialidades e funcionalidades do Scratch, apresentando em cada tópico exemplos e atividades que favorecem uma maior familiarização com as ferramentas do software. O produto permite que, mesmo os professores não familiarizados com programação, possam produzir artefatos digitais que contribuam com os processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Assessor didático-tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED/CT). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a Aprendizagem e Desempenho Profissional. Docente do Departamento de Matemática (DAMAT/CT). Professor permanente Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas de Ensino e suas tecnologias; formação de professores; educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto). Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, possui mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Adjunto 4, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi diretor de colégios e faculdades e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador dos livros "Docência: trinta anos de aprendizagem", "A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática", "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades", "Tecnologias no Ensino", "Para Não Ser Um Professor do Século Passado", "Internet na Educação" e "Metodologia Para Elaboração de Materiais Didáticos". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

Airan Priscila de Farias Curci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Motta, M. S., Kalinke, M. A., & Curci, A. P. de F. (2019). UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA ORIENTAR A CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5104