UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA ORIENTAR A CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH
Palavras-chave:
Scratch, Formação de professores, Ensino de Matemática, Guia didático.Resumo
Este artigo tem como propósito apresentar o produto educacional resultante de uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Matemática. O produto tem o intuito de destacar as contribuições do software de programação Scratch, no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, no formato de jogos digitais, quando utilizado na formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa que originou o guia didático foi realizada com dez alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública do estado do Paraná. O desenvolvimento do produto ocorreu em três etapas, a primeira definiu as características básicas do material, a segunda apresentou a primeira versão do guia e realizou sua aplicação, por fim, a terceira etapa ocorreu a partir dos apontamentos levantados, na fase anterior, e o aprimoramento do produto obtendo a sua versão final. O guia está organizado em seis capítulos que destacam as principais potencialidades e funcionalidades do Scratch, apresentando em cada tópico exemplos e atividades que favorecem uma maior familiarização com as ferramentas do software. O produto permite que, mesmo os professores não familiarizados com programação, possam produzir artefatos digitais que contribuam com os processos de ensino e aprendizagem.
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