ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC

Autores

  • Márcia Prado Amaral Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura Oestreich Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela da Costa Pontifícia Universidade Católica - Puc/RS
  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Estado da arte. Ensino de Ciências. Produção acadêmica. Séries iniciais. Educação infantil.

Resumo

O estudo buscou evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras relacionadas ao ensino de ciências enfocando a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi empregada a metodologia de pesquisa “Estado da Arte”, a qual permitiu a análise dos artigos publicados em Atas da última década de edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A busca deu-se pelos termos: “Anos escolares iniciais”; “Anos Iniciais”: “Séries Iniciais”; “Primeiros Anos”; e “Educação Infantil”. Como resultado obtiveram-se 168 trabalhos sobre Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e 45 trabalhos sobre Ensino em Ciências na Educação Infantil, ambos analisados de acordo com os 15 eixos temáticos propostos pelo evento. Assim, evidencia-se que apenas 0,74% dos trabalhos estão voltados para a Educação Infantil e 2,75% para os Anos Iniciais, destacando-se a região Sudeste com maior número de trabalhos publicados para os dois níveis de ensino. As linhas temáticas que se destacam na Educação Infantil estão relacionadas à: ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos (40,00%); formação de professores de ciências (20,00%); e educação em espaços não-formais e divulgação científica (11,11%). Enquanto que, para os Anos Iniciais: formação de professores de ciências (39,29%); ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos (20,83%); e alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e educação em ciências (11,31%). Portanto, a investigação sinaliza a necessidade de maior produção na área, tornando-a uma das áreas prioritárias.

Biografia do Autor

Laura Oestreich, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões. No decorrer da graduação desenvolveu projetos na área de educação, ensino de ciências e educação ambiental como bolsista do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, desde o segundo semestre de 2015. Atuou como coordenadora geral do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas e foi membra titular do Conselho de Campus. Atuou principalmente nos seguintes temas: educação, metodologias de ensino, jogos didáticos, ciências da natureza e consciência ecológica. Tem interesse pelas áreas de educação popular, ensino sob enfoque CTS, análises imagética e aprendizagem significativa.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora Educação em Ciências. Professora Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Programa de Pós Graduação em Educação em Ci~encias: Química da Vida e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Rosa, M. P. A., Oestreich, L., da Costa, D., & Goldschmidt, A. I. (2020). ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5274