ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: PANORAMA DAS PESQUISAS DIVULGADAS NA DÉCADA DE 2007-2017 NO ENPEC
Palavras-chave:
Estado da arte. Ensino de Ciências. Produção acadêmica. Séries iniciais. Educação infantil.Resumo
O estudo buscou evidenciar a produção acadêmica científica das pesquisas brasileiras relacionadas ao ensino de ciências enfocando a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi empregada a metodologia de pesquisa “Estado da Arte”, a qual permitiu a análise dos artigos publicados em Atas da última década de edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A busca deu-se pelos termos: “Anos escolares iniciais”; “Anos Iniciais”: “Séries Iniciais”; “Primeiros Anos”; e “Educação Infantil”. Como resultado obtiveram-se 168 trabalhos sobre Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e 45 trabalhos sobre Ensino em Ciências na Educação Infantil, ambos analisados de acordo com os 15 eixos temáticos propostos pelo evento. Assim, evidencia-se que apenas 0,74% dos trabalhos estão voltados para a Educação Infantil e 2,75% para os Anos Iniciais, destacando-se a região Sudeste com maior número de trabalhos publicados para os dois níveis de ensino. As linhas temáticas que se destacam na Educação Infantil estão relacionadas à: ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos (40,00%); formação de professores de ciências (20,00%); e educação em espaços não-formais e divulgação científica (11,11%). Enquanto que, para os Anos Iniciais: formação de professores de ciências (39,29%); ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos (20,83%); e alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e educação em ciências (11,31%). Portanto, a investigação sinaliza a necessidade de maior produção na área, tornando-a uma das áreas prioritárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.