EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA: EMERGÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UMA COMUNIDADE APRENDENTE
Palavras-chave:
Experiência Estética, Pesquisa, Educação Química, Formação de Professores.Resumo
Neste texto, apresentamos repercussões teóricas e práticas à formação de professores de Química a partir da proposição de experiências estéticas no componente curricular de Projeto de Conclusão de Curso - Monografia I do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil. Tal componente curricular tem por objetivo a elaboração de um projeto de pesquisa na área da Educação Química. Com a aposta de desenvolvimento de atitudes estéticas nas estudantes articuladas ao Educar pela Pesquisa, planejamos que, na construção de suas investigações em Educação Química, as estudantes estivessem abertas às potenciais experiências estéticas que desencadeariam o fenômeno ou objeto a ser investigado. Com esta experiência, percebemos que há um jogo de elaboração de pesquisa que transita entre um estar entre o hermenêutico e o epistemológico. Ao epistemológico, apresentam-se teorias e conceitos a priori como definidores da investigação; ao hermenêutico, a experiência estética exige que teorias e conceitos sejam emergentes no caminhar da pesquisa. Neste caminhar, abre-se a uma investigação com desdobramentos estéticos e históricos sobre a Química e sobre ser professor de Química. As experiências estéticas e descrição de vivências desenvolvidas durante os estudos de Monografia potencializaram a proposição de um fenômeno de pesquisa em Educação Química a cada uma das estudantes, ampliando horizontes de compreensão sobre suas inquietações de professoras/pesquisadoras, vinculando-os ontologicamente a problemas epistemológicos da comunidade de Educação Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.