UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Palavras-chave:
Revisão Sistemática da Literatura, Etnomatemática, jogos de linguagem, Cultura afro-brasileira.Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura em âmbito nacional e internacional, em teses e dissertações, artigos científicos e anais de congressos. Objetiva responder à pergunta: De que modo a Etnomatemática articulada com os jogos de linguagem e a cultura afro-brasileira vem sendo abordada, no Ensino Básico, em pesquisas acadêmicas? Para tanto, foram utilizados os bancos: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, para pesquisas nacionais. Para pesquisas internacionais foram consultados a plataforma Erick (CSA/ ProQuest). A Revisão Sistemática da Literatura foi realizada com inspiração nos estudos de Petticrew e Roberts (2006). Evidencia que muitas produções sobre a Etnomatemática, jogos de linguagem e cultura afro-brasileiras foram realizadas, porém, não de forma articulada. Salienta-se que não foram encontradas pesquisas que articulem a Etnomatemática e os jogos de linguagem na cultura afro-brasileira. Sendo esse, um vasto campo para ser explorado na Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.