O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE GENÉTICA E EMBRIOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Jogos Didáticos. Genética. Desenvolvimento embrionário.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais+ recomendam a aplicação de diversas propostas pedagógicas, incluindo jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para uma aprendizagem mais significativa e aumentam o interesse do estudante pelo conteúdo. O jogo de tabuleiro “O caminho do desenvolvimento” foi elaborado a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética com Embriologia de forma lúdica. O jogo foi aplicado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio localizado em Curitiba, Paraná. Os resultados obtidos demonstraram sua eficácia em esclarecer conceitos científicos, muitas vezes de difícil compreensão e evidenciou problemas relacionados ao entendimento das matérias. A metodologia utilizada, por meio de cartões com perguntas e informações, facilitou no esclarecimento desses temas, pois apresentavam as técnicas, tópicos abordados e suporte aos estudantes para responderem às perguntas. Assim, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no aprendizado, na sociabilidade entre os discentes e uma técnica alternativa de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.