O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE GENÉTICA E EMBRIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Jogos Didáticos. Genética. Desenvolvimento embrionário.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais+ recomendam a aplicação de diversas propostas pedagógicas, incluindo jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para uma aprendizagem mais significativa e aumentam o interesse do estudante pelo conteúdo. O jogo de tabuleiro “O caminho do desenvolvimento” foi elaborado a partir dessa ideia, com o objetivo de associar Genética com Embriologia de forma lúdica. O jogo foi aplicado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio localizado em Curitiba, Paraná. Os resultados obtidos demonstraram sua eficácia em esclarecer conceitos científicos, muitas vezes de difícil compreensão e evidenciou problemas relacionados ao entendimento das matérias. A metodologia utilizada, por meio de cartões com perguntas e informações, facilitou no esclarecimento desses temas, pois apresentavam as técnicas, tópicos abordados e suporte aos estudantes para responderem às perguntas. Assim, o jogo tornou-se uma ferramenta didática facilitadora no aprendizado, na sociabilidade entre os discentes e uma técnica alternativa de ensino.

Biografia do Autor

Najara Nogari de Mello, Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba.

Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. Técnica em Assuntos Educacionais

Mariana Busato Toledo, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biologia Celular

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biologia Celular

Carlos Eduardo Pilleggi de Souza, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Área de Ciências da Natureza

Flavia Sant Anna Rios, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biologia Celular

Universidade Federal do Paraná, Departamento de Biologia Celular

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Mello, N. N. de, Toledo, M. B., de Souza, C. E. P., & Rios, F. S. A. (2021). O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE GENÉTICA E EMBRIOLOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5692