INVESTIGAÇÃO CRIMINAL COMO CONTEXTO GERADOR PARA A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA

Autores

Palavras-chave:

Investigação Criminal, Experimentação, Genética.

Resumo

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar que oferece suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal, permitindo confirmar a autoria ou descartar o envolvimento do(s) suspeito(s). Graças à TV, nunca foi tão popular. O programa CSI, em especial, é famoso internacionalmente, abordando alguma forma de conhecimento científico na maioria dos episódios, com a finalidade de se resolver algum crime. A participação do aluno em atividades de investigação também requer a interpretação de evidências, o que possibilita o envolvimento em discussões com os colegas, a ponderação de diferentes fontes de informação e a consideração de outros pontos de vista. Esse artigo apresenta uma sequência didática de atividades de investigação e experimentação, baseada nas séries investigativas e teve como objetivo a revisão e a aplicação do aprendizado das aulas teóricas sobre Genética. Foi aplicada a uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, sendo apontada pelos próprios alunos como um método de ensino diferenciado em relação ao que estão acostumados e facilitador da compreensão dos conteúdos conceituais vistos em aula.

Biografia do Autor

Fabricio Luís Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS. Professor no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), câmpus CaVG, Pelotas, RS.

Elgion Lúcio da Silva Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Genética e Biologia Molecular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS. Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS.

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Publicado

2022-03-27

Como Citar

Lovato, F. L., da Silva Loreto, E. L., & Nunes Sepel, L. M. (2022). INVESTIGAÇÃO CRIMINAL COMO CONTEXTO GERADOR PARA A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5784