INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO: EVIDENCIANDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino por Investigação, Investigação Matemática, Abordagem Teórica, Abordagem Didática

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar uma teorização de nosso entendimento sobre Ensino por Investigação, mais especificamente, relativo à Investigação Matemática. Para isso, nos fundamentamos nos aportes teóricos do Ensino por Investigação, entendido como uma abordagem didática abrangendo diversas práticas pedagógicas em que o aluno não se limita a ouvir, copiar e repetir, bem como naqueles próprios da Investigação Matemática, cujas ações consistem em elaborar, testar e provar conjecturas em busca da generalização dos resultados via matemática. Com vistas a orientar a implementação da Investigação Matemática na sala de aula pelo professor, apresentamos o encaminhamento de atividades investigativas com diferentes configurações. Considerando que a Investigação Matemática, tendência da Educação Matemática, pode ser considerada como uma forma de Ensino por Investigação, concluímos que esta se mostra como uma prática pedagógica que aproxima o aluno do fazer científico quando este aceita o convite do professor e se dispõe a definir um problema, propor e testar conjecturas, buscar generalizações e demonstrar resultados matemáticos obtidos a partir de conjecturas válidas para casos específicos.

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

Ferruzzi, E. C., Borssoi, A. H., & da Silva, K. P. (2021). INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO: EVIDENCIANDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6085