INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO: EVIDENCIANDO POSSIBILIDADES PARA A SALA DE AULA
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino por Investigação, Investigação Matemática, Abordagem Teórica, Abordagem DidáticaResumo
Neste artigo objetivamos apresentar uma teorização de nosso entendimento sobre Ensino por Investigação, mais especificamente, relativo à Investigação Matemática. Para isso, nos fundamentamos nos aportes teóricos do Ensino por Investigação, entendido como uma abordagem didática abrangendo diversas práticas pedagógicas em que o aluno não se limita a ouvir, copiar e repetir, bem como naqueles próprios da Investigação Matemática, cujas ações consistem em elaborar, testar e provar conjecturas em busca da generalização dos resultados via matemática. Com vistas a orientar a implementação da Investigação Matemática na sala de aula pelo professor, apresentamos o encaminhamento de atividades investigativas com diferentes configurações. Considerando que a Investigação Matemática, tendência da Educação Matemática, pode ser considerada como uma forma de Ensino por Investigação, concluímos que esta se mostra como uma prática pedagógica que aproxima o aluno do fazer científico quando este aceita o convite do professor e se dispõe a definir um problema, propor e testar conjecturas, buscar generalizações e demonstrar resultados matemáticos obtidos a partir de conjecturas válidas para casos específicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.