FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Autores

Palavras-chave:

Palavras-Chave, Ensino de Ciências Crítico. Formação de professores. Teoria Crítica. Questões Sociocientíficas.

Resumo

Os investimentos nas áreas da ciência-tecnologia têm trazido inúmeros benefícios para a sociedade, mas também promovem prejuízos ambientais e sociais. Por isso, o ensino de ciências crítico pode contribuir para a formação de sujeitos que possam debater e se posicionar frente a diversos assuntos científicos. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar oito propostas didáticas elaboradas por licenciandas em Pedagogia. Os dados foram analisados buscando identificar o posicionamento das licenciandas com relação a aspectos da Teoria Crítica e entendimentos das questões sociocientíficas. Os resultados demonstram que as graduandas buscaram planejar suas propostas didáticas de acordo com os princípios de um ensino de ciências crítico, voltado para a emancipação e autonomia dos possíveis sujeitos de seus respectivos trabalhos. No entanto, uma abordagem pontual não é suficiente para combater a supervalorização acrítica do desenvolvimento técnico e científico. Dessa forma, o ensino de ciências crítico deve ser contínuo, desde os primeiros anos de escolarização.

 

Biografia do Autor

Cinthia Leticia Carvalho Roversi Genovese, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás

Bióloga, Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Unesp de Bauru. Docente na area de Ciências Naturais na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Washington Luiz Pacheco de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1985), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Professor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS-UNESP) desde 1982.

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Física, Goiânia, GO, Brasil.

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru, SP. Docente do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Genovese, C. L. C. R., Pacheco de Carvalho, W. L., & Genovese, L. G. R. (2023). FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6774