SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENSINANDO FÍSICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Palavras-chave:
Ensino de Física, Investigação Científica, Formação de ProfessoresResumo
O produto educacional em questão visa a formação de professores de Física da Educação Básica a uma possibilidade metodológica da Resolução de Problemas para o Ensino de Física. Para isso, confeccionou-se um guia didático que promovesse um diálogo com os professores sobre as distintas concepções, ressaltando uma delas, a metodológica da Resolução de Problemas e, as habilidades que podem ser desenvolvidas. Para melhor compreensão, esse guia possui duas sequências didáticas, intituladas Interpretando a Termodinâmica e Compreendendo o Consumo Energético. Devido ao contexto do isolamento social provocado pelo COVID-19, esta sequência foi disponibilizada por e-mail a 20 professores com o intuito de autoformação docente. Realiza-se neste artigo uma discussão sobre as respostas coletadas através do Google Forms das experiências dos professores anteriores a leitura do material e as reflexões acerca da compreensão a partir do estudo da sequência didática. Verificou-se a potencialidade do produto educacional para a formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.