SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENSINANDO FÍSICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, Investigação Científica, Formação de Professores

Resumo

O produto educacional em questão visa a formação de professores de Física da Educação Básica a uma possibilidade metodológica da Resolução de Problemas para o Ensino de Física. Para isso, confeccionou-se um guia didático que promovesse um diálogo com os professores sobre as distintas concepções, ressaltando uma delas, a metodológica da Resolução de Problemas e, as habilidades que podem ser desenvolvidas. Para melhor compreensão, esse guia possui duas sequências didáticas, intituladas Interpretando a Termodinâmica e Compreendendo o Consumo Energético. Devido ao contexto do isolamento social provocado pelo COVID-19, esta sequência foi disponibilizada por e-mail a 20 professores com o intuito de autoformação docente. Realiza-se neste artigo uma discussão sobre as respostas coletadas através do Google Forms das experiências dos professores anteriores a leitura do material e as reflexões acerca da compreensão a partir do estudo da sequência didática. Verificou-se a potencialidade do produto educacional para a formação docente.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, UFU

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Desenvolve projeto de Pós-Doutoral na Universidad Autonoma de Madrid, na área de Políticas Públicas de Formação Docente. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECM/UFU- Mestrado Profissional. Autor dos livros intitulados: Educação Matemática: contextos e práticas docentes (editora Átomo & Alínea) e O ensino médio que se reinventa (Editora Paco).Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e colegiado do curso de Matemática. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (2014/2016). Orienta alunos de Iniciação Científica vinculados à FAPEMIG (2015/2016).

Leonardo Batista Neto, UFU

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia e graduado em Física na modalidade Licenciatura também pela UFU e graduação de Matemática em andamento pela FAEL. Possuo experiência em Ensino de Física, nos temas de espaços não-formais de educação, museus de ciências, ensino de Física a partir da Resolução de Problemas. Também sou professor da Educação Básica, atuando em aulas de Física e Matemática para o Ensino Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Marim, V., & Neto, L. B. (2021). SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENSINANDO FÍSICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7027