FEIRA CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Alfabetização Científica. Divulgação Científica. Feira de ciênciasResumo
Em meados do mês de março de 2020, a cidade de São Paulo iniciou o processo de quarentena em razão da pandemia do novo corona vírus Sars-Cov-2 causador da COVID-19 e consequentemente as escolas públicas estaduais iniciaram o desenvolvimento de aulas não presenciais mediadas por tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a organização e implementação de uma feira científica durante o período de ensino remoto, com início no mês de agosto e término no mês de dezembro de 2020. Para isso, uma proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Buenos Aires, localizada na cidade de São Paulo no bairro de Santana. A escola atende apenas estudantes do Ensino Médio e é contemplada pelo programa paulista de ensino integral, onde o estudante possui aulas diversificadas adicionais além das oferecidas pelo Currículo Paulista para o Ensino Médio. Durante o ensino remoto, as aulas ocorreram utilizando uma plataforma de comunicação por vídeo centralizada no Centro de Mídias da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, diminuindo a participação e interesse dos alunos pelas aulas. Visando incentivar e diversificar a forma de participação, foi proposta então a feira de ciências. Participaram 32 estudantes, mas apenas 18 conseguiram concluir a proposta até a apresentação final, os outros 14 alunos participaram das atividades relacionadas à feira científica, como as aulas e elaboração de projetos, porém sem finalização. No término, foi observado um maior engajamento dos alunos ao concluírem as etapas desenvolvidas, a autonomia oferecida aos grupos para escolherem temas de seu interesse foi o sinalizador que os estudantes manifestaram com comentários durante o processo de realização.Downloads
Publicado
2022-12-23
Como Citar
Pereira de Lacerda Junior, M., Arroio, A., & Homem-de-Mello, P. (2022). FEIRA CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7105
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.