JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Jogos digitais, Ensino de Química, Ludicidade, Tecnologias educacionaisResumo
Nos últimos meses, a pandemia do novo coronavírus intensificou a demanda por uma educação que inclua ferramentas tecnológicas, desta forma, este artigo busca contribuir para o ensino de química fornecendo subsídios para construção de abordagens lúdicas, utilizando-se jogos digitais. Então, inicialmente é trazida uma discussão sobre os principais aspectos que devem ser considerados na escolha de um jogo educacional. Nos momentos seguintes da, adotamos uma perspectiva qualitativa para apresentar a análise de ferramentas lúdicas disponíveis on-line. Os jogos aqui destacados foram divididos em quatro grupos: jogos de perguntas e respostas, simuladores, jogos tangenciais e plataformas gamificadas. Assim, são apresentadas suas descrições e classificações quanto sua interface, compatibilidade com diversos equipamentos, funções gratuitas, configurabilidade e potencial educativo. O estudo reforça que tais ferramentas, se associadas a um planejamento didático e a mediação docente, possuem capacidade de potencializar o aprendizado de Química de forma lúdica.
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