JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Jogos digitais, Ensino de Química, Ludicidade, Tecnologias educacionais

Resumo

Nos últimos meses, a pandemia do novo coronavírus intensificou a demanda por uma educação que inclua ferramentas tecnológicas, desta forma, este artigo busca contribuir para o ensino de química fornecendo subsídios para construção de abordagens lúdicas, utilizando-se jogos digitais. Então, inicialmente é trazida uma discussão sobre os principais aspectos que devem ser considerados na escolha de um jogo educacional. Nos momentos seguintes da, adotamos uma perspectiva qualitativa para apresentar a análise de ferramentas lúdicas disponíveis on-line. Os jogos aqui destacados foram divididos em quatro grupos: jogos de perguntas e respostas, simuladores, jogos tangenciais e plataformas gamificadas. Assim, são apresentadas suas descrições e classificações quanto sua interface, compatibilidade com diversos equipamentos, funções gratuitas, configurabilidade e potencial educativo. O estudo reforça que tais ferramentas, se associadas a um planejamento didático e a mediação docente, possuem capacidade de potencializar o aprendizado de Química de forma lúdica.

 

Biografia do Autor

Stephany Petronilho Heidelmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Licenciada em química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora convidada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQui) da UFRJ e colaboradora em projetos de pesquisa e extensão no IFRJ-campus Duque de Caxias.

Esteban Lopez Moreno, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ

Professor Associado Doutor da Fundação Cecierj; Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQui) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Guilherme de Almeida Xavier, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisador no eixo temático Design para Educação Multimodal do LINC-Design, supervisor do NINJA, membro do Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio e Professor/Tutor em cursos de Extensão da Fundação Cecierj.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Heidelmann, S. P., Moreno, E. L., & Xavier, G. de A. (2022). JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7136